Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Eleições 2020 STF

PF prende blogueiro bolsonarista por ter burlado decisão do STF

Após fake news contra Guilherme Boulos (PSOL), Oswaldo Eustáquio terá que usar tornozeleira eletrônica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Polícia Federal prendeu na manhã desta terça-feira (17) o bolsonarista Oswaldo Eustáquio por ter burlado decisão de Alexandre de Moraes, do Supremo.

Ele terá que usar tornozeleira eletrônica a partir de agora, em nova determinação do ministro.

O blogueiro não poderia sair de Brasília sem autorização prévia, mas recentemente foi a São Paulo, onde fez uma suposta matéria jornalística contra Guilherme Boulos (PSOL).

Ele também vinha usando suas redes sociais, o que Moraes tinha proibido. Eustáquio é um dos principais investigados no inquérito de articulação de atos antidemocráticos, que está no STF.

PF cumpre mandados de busca e prisão domiciliar contra blogueiro bolsonarista
PF cumpre mandados de busca e prisão domiciliar contra Oswaldo Eustáquio - Divulgação

A PF também cumpriu busca e apreensão na residência de Eustáquio e, por determinação de Moraes, deveria apreender os aparelhos eletrônicos do blogueiro.

Em nota, a assessoria dele disse que "a prisão é ilegal, imoral e inconstitucional por crime de opinião, sendo assim rasgada a Constituição Brasileira" (leia a nota na íntegra abaixo).

Na suposta reportagem, o bolsonarista acusava o candidato do PSOL de ter contratado empresas de fachada na eleição.

O vídeo com informações falsas, que dizia revelar o "laranjal de Boulos", foi usado por Celso Russomanno (Republicanos) durante debate dos concorrentes à Prefeitura de São Paulo realizado por Folha e UOL.

Dias depois, no entanto, a Justiça Eleitoral ordenou a retirada do ar da suposta matéria e, em seguida, determinou a suspensão da conta dele no YouTube. A decisão veio após a campanha de Boulos entrar com uma ação acusando o blogueiro de propagar fake news.

Em junho, Eustáquio foi preso em Campo Grande (MS) com autorização de Moraes a pedido da Polícia Federal. Os investigadores argumentavam que a medida deveria ser cumprida porque havia risco de fuga. Duas semanas antes, ele tinha sido alvo de busca e apreensão no inquérito dos atos antidemocráticos.

Logo depois da Justiça bloquear seu canal, ele se manifestou nas redes sociais. "Eles me prenderam, me censuraram e agora derrubaram meu canal depois que denunciei Boulos e Paes", disse em um dos tuítes.

Após o cumprimento dos mandados nesta terça, a assessoria de imprensa do blogueiro enviou a nota abaixo.

“A assessoria de imprensa do jornalista Oswaldo Eustáquio informa que a prisão é ilegal, imoral e inconstitucional por crime de opinião, sendo assim rasgada a Constituição Brasileira. De acordo com o documento enviado pelo ministro Alexandre de Moraes, o motivo da prisão se trata pela reportagem que ele fez denunciando o laranjal do Boulos, desta forma, atirando no mensageiro. A Justiça brasileira ainda não investigou o laranjal de Boulos e também o laranjal do PSL, o crime que denunciado pelo deputado federal Nereu Crispim, que revela uma questão de segurança nacional que ainda não foi apurado pela douta procuradoria. O jornalista Oswaldo Eustáquio lamenta mais essa arbitrariedade e diz que vai denunciar tudo isso à Comissão Interamericana dos Direitos Humanos. Diz ainda que está de cabeça erguida, porque sabe do trabalho patriótico pelo Brasil e espera que a justiça apure tanto as denúncias do deputado Nereu Crispim tanto quanto as denúncias da empresa fantasma de Boulos em São Paulo, um escândalo de corrupção.”

O blogueiro Oswaldo Eustáquio
O blogueiro Oswaldo Eustáquio. Crédito: Oswaldo Eustáquio no instagram - Oswaldo Eustáquio no instagram

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.