Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Eleições 2020

Polícia de SP diz que fez operação em ocupação do MTST; movimento acusa uso político

Guilherme Boulos, líder sem teto, tem identificação com o local, mas delegado descarta viés eleitoral

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma operação da Polícia Civil no extremo sul de São Paulo virou motivo de disputa entre as candidaturas de Bruno Covas (PSDB) e de Guilherme Boulos (PSOL).

A Polícia Civil de São Paulo prendeu em flagrante nesta quinta-feira (19) um homem que traficava drogas na zona sul, e diz que ele estava em área ocupada pelo MTST chamada Vila Nova Palestina.

O MTST, que tem Boulos como sua principal liderança nacional, nega que a operação tenha acontecido lá, e diz que a Polícia Civil, “sob comando de João Doria (PSDB)”, faz afirmação caluniosa. O movimento diz que a diligência foi feita numa área vizinha.

A operação acontece a dez dias do segundo turno das eleições, mas a polícia nega qualquer viés político (veja abaixo).

O boletim de ocorrência diz que o homem que foi preso disse atuar no tráfico local, definido por ele como “biqueira da Palestina”. A Vila Nova Palestina é uma das maiores ocupações urbanas do Brasil, e estima-se que ali morem mais de 7.000 pessoas.

O boletim afirma que a polícia montou um trabalho de inteligência por dias, “visando o combate ao tráfico de drogas no local do fato, área de ocupação pelo MTST e de conhecida incidência de tal delito”.

Visão geral da ocupação Vila Nova Palestina, no extremo sul da capital - Eduardo Knapp - 17.nov.2014/Folhapress

“A gente não tem relação nenhuma com qualquer candidato que seja. A gente faz apenas o trabalho aqui. Agora, se calhou de estar em uma área que está ligada a A, B ou C, isso não tem nada a ver com nosso trabalho policial”, conclui.

O MTST ainda repudiou em nota “a tentativa difamatória de relacionar um movimento social legítimo —e que já garantiu moradia para mais de 20 mil pessoas— a práticas criminosas”.

“Repudiamos também, de maneira enérgica, o uso político da Polícia Civil do Estado de São Paulo para tentar interferir, a 10 dias do segundo turno, nas eleições municipais desde ano”, diz a nota, assinada por Jussara Basso, coordenadora estadual do MTST e coordenadora da ocupação Vila Nova Palestina.

Boulos disse o mesmo à reportagem antes do debate na TV Bandeirantes: que existe uma inverdade e que o caso não foi na Nova Palestina, mas em uma comunidade próxima.

O texto também diz que o estatuto do movimento proíbe o uso de entorpecentes nas áreas ocupadas.Procurado novamente pela Folha após as contestações do MTST, o delegado Igarashi reafirmou que a operação aconteceu na área da ocupação.

“Tem uma rua em que fica a ocupação, chama rua Clamecy. Essa é a rua em que fica a ocupação, a invasão, o terrenos onde construíram os barracos. Esse ponto de drogas é justamente ali. Não é que a gente invadiu, cercou, entrou lá para pegar alguém. Tanto que chama biqueira da Palestina. A biqueira é de lá”, diz.

“A gente não tem como falar que é de alguém do movimento deles. Mas que pertence ali, só foi colocada ali em razão da área invadida ali, isso sem sem dúvida nenhuma”, completa Igarashi.

O ponto de drogas fica em um dos acessos a uma das vielas da ocupação, especifica o delegado.

“Em qualquer favela que você vá, os pontos de droga ficam nos acessos das favelas. Não quer dizer que a gente cercou a Vila Nova Palestina e foi fazendo uma varredura. A gente foi no ponto que a gente identificou e que pertencia, de um modo ou de outro, àquela região da comunidade e onde estavam vendendo drogas”, conclui.

Drogas e dinheiro que foram encontrados com o homem que foi preso nesta quinta (19)
Drogas e dinheiro que foram encontrados com o homem que foi preso nesta quinta (19) - Reprodução

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.