Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Câmara restringe acesso e faz posse virtual em SP; no Rio, vereadores evitam cerimônia presencial

Por cuidados com a pandemia, Covas será empossado em cerimônia esvaziada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A posse de Bruno Covas (PSDB) e dos vereadores eleitos na Câmara Municipal de São Paulo nesta sexta-feira (1º) será despida de caráter festivo. Em razão do agravamento da pandemia para a fase vermelha na capital, o Legislativo baixará um ato nesta terça (29) com restrições mais rigorosas nos protocolos de segurança.

Também regulamentará a possibilidade de que vereadores participem apenas virtualmente da cerimônia e da eleição do presidente da Casa. Os envolvidos na organização dizem que será um evento de caráter formal.

A Mesa da Câmara recomendará que os vereadores participem do evento virtualmente, mas não impedirá a entrada dos que preferirem comparecer fisicamente.

A entrada de público será proibida e cada vereador só poderá levar um convidado e um funcionário ao seu gabinete. A presença no plenário será exclusiva para vereadores e para o prefeito e seu vice, Ricardo Nunes (MDB).

O regimento da Casa estabelece que a sessão solene deve ser presidida pelo vereador mais velho. No caso, será Eduardo Suplicy (PT), 79, que também foi o mais votado nas últimas eleições. Ele já avisou que vai ao evento.

No Rio, os vereadores de grupos de risco poderão assinar o termo de posse e fazer o juramento de forma virtual. Os demais devem participar presencialmente. A sessão será presidida pelo mais votado, Tarcísio Motta (PSOL).

Cesar Maia (DEM), que está em casa desde março e evitou até a cerimônia de diplomação (feita por meio de procuração e à distância), já avisou que tampouco irá fazer o juramento presencial na Câmara carioca.

"Assinarei o livro de posse bem cedo e retorno para casa em sessão remota", afirmou ao Painel o ex-prefeito, que é pai de Rodrigo Maia (DEM-RJ). Ele também evitará a cerimônia de Eduardo Paes no Palácio da Cidade, à tarde, evento que foi limitado a 30 convidados.


TIROTEIO
Vários países já estão vacinando. Onde está a vacina para os brasileiros? Tem previsão? Tem presidente em Brasília?
Do ex-ministro Sergio Moro, criticando o que ele considera negacionismo do governo Bolsonaro no combate à Covid-19

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.