Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Entidades pedem liminar ao Cade contra fabricante de remédios americana

Impulsionada por suspensão de testes, medida busca obrigar Gilead a reduzir preço de droga contra hepatite

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um conjunto de entidades ligadas à saúde e aos direitos do consumidor pedirá liminar ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) para forçar o laboratório americano Gilead a baixar o preço do medicamento sofosbuvir, usado no tratamento da hepatite.

Laboratório norte-americano Gilead, que produz o sofosbuvir e é acusado de práticas monopolistas - Josh Edelson/AFP

A medida foi motivada pela suspensão dos exames de genotipagem pelo Ministério da Saúde, fundamentais para indicar o melhor tratamento para pessoas com a doença.

O grupo de entidades inclui Médicos Sem Fronteiras, Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia), Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e Defensoria Pública da União, entre outros.

Sem os exames, que poderiam indicar diversas formas de terapia, os médicos tendem a recorrer apenas ao sofosbuvir. O fato, dizem as organizações, reforça o monopólio da Gilead sobre a droga e incentiva a prática de preços abusivos.

“A falta de testes de genotipagem potencializa o cenário de posição dominante da Gilead, com impacto no orçamento do SUS, que já está bastante pressionado pela crise econômica e pela Covid-19”, diz Eloísa Machado de Almeida, responsável pela ação.

O tratamento à base de sofosbuvir custa em torno de R$ 8.000, valor várias vezes maior do que o praticado em outros países, segundo as entidades. Em pregões de compras da droga feitos pelo Ministério da Saúde, a Gilead costuma ser a única concorrente.

O pedido de liminar ao Cade exigirá que o laboratório pratique preço justo e, caso isso não ocorra, que seja quebrada a patente do medicamento.

As entidades entraram com pedido no órgão contra a Gilead em 2019, com o argumento de prática abusiva de preços, mas não têm tido sucesso.

“O Cade tem sido muito relapso na condução desse procedimento e assistido à condução da conduta abusiva da Gilead”, afirma Almeida.

O grupo espera agora que a notícia da suspensão dos exames pelo Ministério da Saúde, anunciada no início do mês em razão do encerramento de contrato com as empresas responsáveis, dê novo impulso à causa.

Se o Cade não atender à solicitação por meio de uma medida administrativa, as entidades cogitam entrar na Justiça.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.