Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Favorito à presidência da Câmara de SP, Milton Leite deve reunir apoios de Covas a PT

Caso vença, vereador do DEM provavelmente enfrentará turbulência com PSOL e Patriota vitaminados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Se os eleitores de São Paulo escolheram a continuidade ao eleger Bruno Covas (PSDB), a orientação deve ser a mesma na Câmara Municipal, onde Milton Leite (DEM) larga como favoritíssimo na briga pela presidência.

Chefe do Legislativo em 2017 e 2018, Leite somará o apoio da base do tucano à costura com o PT, que já votou nele em eleições anteriores com o objetivo de assegurar espaços na Mesa Diretora. A provável vitória é mais uma expressão das dobradinhas entre PSDB e DEM pelo país.

O vereador Milton Leite no desfile das escolas de samba de São Paulo no Anhembi
O vereador Milton Leite no desfile das escolas de samba de São Paulo no Anhembi - Marcus Leoni-1º.mar.2019/Folhapress

Trinta e quatro dos 55 vereadores fazem parte da base do prefeito na Câmara —são todos exceto os vereadores de PSOL, PT, Patriota e Novo.

Os votos da base de Covas mais os do PT, que são oito, deverão garantir vitória tranquila para Leite em 1º de janeiro, quando a nova legislatura tomará posse.

João Jorge (PSDB) começou a articular também uma candidatura, mas mesmo aliados dizem que ela não deve prosperar, com Leite na parada. Mas o vereador assim já coloca seu nome para as próximas disputas.

Em 2021, a Câmara discutirá a revisão do Plano Diretor da cidade, e o debate deverá marcar um dos ápices de tensão numa legislatura que promete turbulência. Leite e aliados têm interlocução mais próxima com empresas da construção civil, e a oposição, tradicionalmente, com urbanistas e associações de bairros.

Com PSOL, Patriota e Novo fortalecidos, vereadores imaginam a reedição de episódios que aconteceram na Assembleia Legislativa recentemente: antagonistas se unindo estrategicamente em votações contra o Executivo.

Vereadores próximos de Leite alertam que, caso vença, ele deverá ter desgaste em prováveis embates com representantes do PSOL e do Patriota, de estilo combativo e bastante capacidade de mobilização nas redes sociais.

Outros ponderam que vereadores de estilo similar na atual legislatura, como Fernando Holiday (Patriota), foram obrigados a mudar de estilo para se adaptarem à negociação política na Câmara.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.