Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

General Paulo Chagas reincide em fake news, e Justiça determina exclusão de ataques a Stédile, do MST

Militar reformado foi alvo de operação da PF no âmbito do inquérito das fake news em 2019

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Justiça determinou que o Facebook exclua postagem em que general reformado Paulo Chagas, aliado do presidente Jair Bolsonaro, dissemina fake news e ataca João Pedro Stédile, fundador e membro da direção nacional do MST.

Em abril de 2019, Chagas foi alvo de operação de busca e apreensão da Polícia Federal no âmbito do inquérito das fake news, sob relatoria do ministro do STF Alexandre de Moraes. Na ocasião, seu computador foi levado e suas redes sociais, bloqueadas.

Em sua publicação, de 28 de setembro, Chagas dizia, sem apresentar qualquer indício ou prova, que a Polícia Federal estaria investigando MST e ONGs ligadas a Stédile por participação em incêndios criminosos no Pantanal. Também escreveu que Stédile vive na Venezuela e que tem grupo terrorista ligado a Nicolas Maduro —o que também não é verdade, ele mora em São Paulo.

General Paulo Chagas ao lado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido)
General Paulo Chagas ao lado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) - @generalpaulochagas no Facebook

A Folha mostrou que em outubro os incêndios que devastam o Pantanal já haviam destruído um quarto do bioma dede o início deste ano.

A juíza Elaine Faria Evaristo, da 20ª vara cível do Tribunal de Justiça de São Paulo, destacou que a publicação de Chagas "promove conteúdo inverídico" e imputa a Stédile a "prática de crime, classificando-o como terrorista". Por isso, ordenou a exclusão.

Ao Painel Stédile diz que "a decisão da juíza representa uma barreira à difusão de mentiras pela internet."

"Mas o que chama atenção é a insanidade desse pessoal, um general deveria ter uma formação mais solida e um comportamento mais responsável. Infelizmente, todos dias assistimos esse tipo de comportamento de militares no governo Bolsonaro, expostas na midia ou nas redes sociais, que envergonham as Forças Armadas e ao povo brasileiro, que os paga", completa.

Chagas foi o candidato do bolsonarismo pelo PRP ​ao governo do Distrito Federal em 2018, mas não se elegeu.

Reportagem da Folha mostrou que ele e outros militares com influência no governo Bolsonaro têm sido escalados por multinacionais de armas e de equipamentos de guerra para fazer lobby comercial no Ministério da Defesa.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.