Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Opositor de Covas, Eduardo Suplicy pede ajuda a Marta para criar Parque Bixiga

Ex-senadora será secretária de Relações Internacionais da gestão tucana, que vetou construção do espaço

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O vereador Eduardo Suplicy (PT) enviou email a Marta Suplicy, sua ex-mulher, que será secretária de Relações Internacionais de Bruno Covas (PSDB), pedindo apoio na criação do Parque Bixiga no espaço onde está o Teatro Oficina, na região central da cidade.

Em março, a prefeitura vetou projeto de criação do parque.

"Como nova secretária municipal, certamente poderá muito colaborar no diálogo com o prefeito Bruno Covas, especialmente a tudo que tiver a ver com as relações internacionais de São Paulo e outros países do mundo, inclusive na área da cultura e da sustentabilidade. Se há um aspecto cultural e referente ao meio ambiente da cidade que tem a ver com o mundo da cultura internacional é justamente o que está por acontecer com o Teatro Oficina e com o Parque do Bixiga", escreveu o vereador.

"Quem sabe, Marta, você possa colaborar. Para que tenha consciência de que o tema tem a ver com as relações internacionais, lembro que em maio de 2005 o grande dramaturgo alemão Frank Castorf convidou o Zé Celso e o elenco para apresentar “Os Sertões”, cujo espetáculo ele considerou “o renascimento de uma grande nação”, no Festival de Berlim. Daí o Oficina foi convidado para apresentar o espetáculo nas comemorações em Paris do “Ano Brasil-França”, completou Suplicy.

A disputa pelo terreno entre Zé Celso e o empresário Silvio Santos se arrasta há 40 anos. O grupo Silvio Santos tem o plano de construir três prédios de até 100 metros de altura na região, ao lado do Teatro Oficina, fundado pelo dramaturgo.

Segundo especialistas contratados pelo Oficina, a obra prejudicaria o local, que é tombado desde 2010 pelo patrimônio histórico em grau municipal, estadual e federal.

Nesta sexta (1°), por ser o mais velho entre os vereadores eleitos, Suplicy, 79, presidirá a sessão solene de posse de Bruno Covas na Câmara de São Paulo. Na ocasião, tentará reforçar o pedido de uma audiência com o prefeito para debater a criação do Parque Bixiga.

Croqui do Teatro-Parque do Rio do Bexiga, com teatro aberto e passarelas sobre o córrego, ligando as ruas do entorno
Croqui do Teatro-Parque do Rio do Bexiga, com teatro aberto e passarelas sobre o córrego, ligando as ruas do entorno - Divulgação

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.