Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Sem definição de candidaturas para eleição da Câmara, bloco em torno de Maia corre risco de implodir

Deputados acreditam que Maia tentará se lançar, impulsionado pelo desempenho do DEM nas eleições

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A ideia de Rodrigo Maia (DEM-RJ) e seus aliados de fechar um bloco independente de partidos que atuariam juntos mesmo antes de definir o nome do candidato à presidência da Câmara está perto de implodir.

Dos seis potenciais candidatos que poderiam liderar o grupo, quatro seguem na disputa: Marcos Pereira (Republicanos-SP), Luciano Bivar (PSL-PE), Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e Baleia Rossi (MDB-SP).

Mas a permanência dos dois primeiros no bloco é também colocada em xeque, caso Maia consiga viabilizar sua reeleição —tema que começa a ser julgado na sexta (4) pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Membros do grupo adversário, liderado por Arthur Lira (PP-AL), estão convictos de que Bivar pode deixar o grupo caso não seja o escolhido, assim como Marcos Pereira.

Uma reunião de todos os pré-candidatos na casa de Maia, na última quarta-feira (25), tentou estabelecer os critérios que definiriam quem seria o candidato do grupo, mas não chegou a uma conclusão.

Para frustração dos presentes, o presidente da Câmara não mostrou preferência por qualquer um dos deputados e entregou aos políticos a discussão sobre quem deveria ser o escolhido.

Uma nova reunião ficou de ser marcada, mas a maioria ainda diz ter certeza de que Maia será o seu próprio candidato, embalado pelo resultado favorável ao DEM nas eleições municipais e pela possibilidade de sedimentar uma aliança com MDB e PSDB com vistas a 2022.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.