Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu twitter Facebook

Twitter passa a mirar linguagem racista e xenofóbica em sua política contra propagação de ódio

Monitoramento de ataques do tipo passa a ser mais ativo, com uso de inteligência artificial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Twitter decidiu incluir em sua política contra propagação de ódio a linguagem que desumaniza pessoas com base em raça, etnia ou nacionalidade. A plataforma anuncia globalmente a medida nesta quarta-feira (2).

Com isso, publicações que ataquem pessoas com base em raça, etnia ou nacionalidade serão monitoradas mais ativamente e serão removidas do Twitter. Em caso de reincidência, a conta que promoveu as ofensas poderá ser limitada temporariamente ou suspensa.

Twitter promove mudança em sua política de combate ao ódio nas redes nesta quarta (2)
Twitter promove mudança em sua política de combate ao ódio nas redes nesta quarta (2) - Thomas White-19.nov.2020/Reuters

Casos de ataques do tipo vinham sendo avaliados caso a caso, só por meio de denúncias, e não estavam contemplados especificamente nas políticas do Twitter.

Com a inclusão, a plataforma vai passar a usar também "machine learning" ("aprendizado da máquina", em tradução literal, uma ramificação da inteligência artificial) para identificar esses casos —o que antes só acontecia reativamente, mediante denúncias.

Em julho de 2019, o Twitter incluiu linguagem que desumaniza pessoas com base em religião ou casta em sua política contra a propagação de ódio nas redes sociais. Em março de 2020, expressões ofensivas a partir de idade, deficiência ou doença passaram a fazer parte também desse grupo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.