Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Anac amplia jornada de pilotos em Manaus e estuda viabilizar transporte de oxigênio líquido

Latam e Azul se ofereceram para fazer o serviço; Anac tem limites para o transporte de cilindros com gás comprimido em aeronaves comerciais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) soltou, na noite desta sexta (15), uma portaria permitindo que pilotos e tripulação excedam as horas de voo regulamentares caso estejam transportando pacientes ou equipamentos de Manaus. A regra foi flexibilizada por dez dias e dura até o próximo dia 25.

A agência também atualizou as regras de transporte de oxigênio, dada o colapso da rede de saúde da capital. Latam e Azul se ofereceram para fazer o serviço, considerado de risco pela instabilidade do gás engarrafado. A Latam já está fazendo o transporte.

Segundo a Anac, operadores certificados para o transporte de artigos perigosos podem transportar oxigênio comprimido até o limite de 75 quilos em aeronave de passageiros e 150 quilos em aeronave de carga. Oxigênio líquido não pode, mas a Anac diz que está empenhada em viabilizar o transporte por empresas comerciais.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.