Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Assessor de Bolsonaro vinculado a esquema de fake news pelo Facebook estreia no Twitter com punição

Tércio Arnaud publicou mensagem falsa sobre hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Vinculado pelo Facebook à criação e administração de contas falsas para proferir ataques a opositores de Jair Bolsonaro, o assessor presidencial Tércio Arnaud Tomaz criou conta no Twitter, onde tem mantido a linha de atuação.

Na sexta-feira (22), publicou mensagem que dizia “agora a hidroxicloroquina é recomendada nos EUA”. Como o conteúdo da mensagem é falso, já que não existe tal recomendação, e como o fármaco não tem eficácia comprovada no tratamento da Covid-19, o Twitter limitou as atividades de Tércio na plataforma.

Segundo relatório do Facebook de julho de 2020, Tércio e outros bolsonaristas próximos aos filhos do presidente usavam contas duplicadas e falsas para escapar de punições, criavam personagens fictícios fingindo ser repórteres e administravam páginas simulando ser veículos de mídia.

Também usavam perfis falsos que postavam em grupos não relacionados a política, como se fossem pessoas comuns criticando opositores de Bolsonaro e promovendo o presidente, de acordo com a empresa.

Tércio trabalhou no gabinete do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) e hoje ocupa o cargo de assessor especial da Presidência da República. É apontado como líder do chamado "gabinete do ódio", estrutura do Palácio do Planalto que seria usada para mensagens de difamação.

Outro membro desse grupo, segundo o Facebook, era Paulo Eduardo Lopes, o Paulo Chuchu (PRTB), ex-assessor de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) que foi eleito vereador em São Bernardo do Campo (SP).

Twitter limita atividades do assessor presidencial Tércio Arnaud na plataforma após publicação de fake news
Twitter limita atividades do assessor presidencial Tércio Arnaud na plataforma após publicação de fake news - Reprodução/Twitter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.