Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Deputado do PSB diz que partido anunciou apoio a Baleia Rossi sem saber se tem maioria

Julio Delgado (MG) diz que hoje votaria em Arthur Lira (PP-AL); Molon (RJ) diz que tem, sim, apoio de mais da metade do PSB

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O PSB apresenta rachaduras na definição de seu caminho eleitoral na Câmara. O deputado Julio Delgado (MG) diz que a liderança do partido oficializou apoio a Baleia Rossi (MDB-SP) sem ter a certeza de que tem a maioria dos 30 parlamentares ao seu lado.

O PSB faz parte de bloco de partidos de esquerda que decidiram apoiar Rossi para se contrapor a Arthur Lira (PP-AL), candidato de Jair Bolsonaro.

Ele afirma que em dezembro 15 deputados pediram uma reunião da bancada para deliberar e não foram atendidos.

Delgado diz que em sua visão Rossi e Lira são ambos parte do governo Jair Bolsonaro e defende uma candidatura da oposição.

Ele lança mão da analogia do sapo que é convencido pelo escorpião a ajudá-lo a atravessar um rio e que é picado para falar do MDB. "Não é mau-caratismo ou traição do escorpião. É o que ele faz. É essência, índole".

O deputado federal Julio Delgado (PSB-MG) durante entrevista na Câmara
O deputado federal Julio Delgado (PSB-MG) durante entrevista na Câmara - Cleia Viana-18.out.2017/Câmara dos Deputados

"Não vemos distinção entre Lira e [Rodrigo] Maia [DEM-RJ, que comanda grupo de Rossi]. Ou o MDB não ajuda Bolsonaro? Conversa para boi dormir. Eles se dizem independentes, mas estão no governo. Ou a Tereza Cristina (DEM) vai entregar o cargo dela?".

Delgado afirma que se a eleição fosse hoje, votaria em Lira, pois sempre honrou compromissos que teve com o PSB. "Na política, não se pode esquecer o que foi feito".

O deputado completa afirmando que "se continuarem esticando a corda", o resultado aparecerá na votação de fevereiro, com os votos secretos. "O índice de traição que vejo hoje é muito maior no bloco do Maia. No grupo do Lira está em 10%. No do Maia, vejo nos 30% hoje".

O líder do PSB Alessandro Molon (RJ) diz que tem, sim, a maioria, e que o grupo contrário é reduzido e hoje reclama de não ter tido reunião de bancada para deliberar, mas passou lista de apoio a Arthur Lira no final do ano.

"Quem faz lista não pode reclamar que não teve a reunião de bancada. Viu que não tinha maioria e agora quer mudar a regra do jogo?".

Ele diz que conversará com todos até a eleição, um a um, para maximizar o apoio ao emedebista.

"Vamos conversar com todos da bancada para tentar explicar o que é óbvio. Não podemos entregar o controle da Câmara para um governo com ímpetos autoritários. Não estamos em um momento normal, não é uma eleição qualquer. Nenhuma comparação se aplica", afirma Molon.

Molon também destaca que a lista de 15 deputados que pediram a reunião de bancada hoje é composta por 13 deputados, já que JHC e João Campos foram eleitos prefeitos. E outros nela já teriam manifestado apoio a Baleia Rossi.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.