As secretarias municipais de Cultura de São Paulo e do Rio vão fazer um termo de cooperação técnica para que as gestões Eduardo Paes (DEM) e Bruno Covas (PSDB) troquem experiências e debatam projetos conjuntos na área.
O titular da pasta em São Paulo, Alê Youssef, foi procurado por Marcus Faustini, do Rio, e eles trataram da criação de um grupo de trabalho para trocar experiências.
Entre os temas da conversa, debateram programas de fomento e de incentivo realizados ou reconfigurados nos últimos anos em São Paulo, como o Pro-Mac (Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais).
Chamada de Lei Rouanet de São Paulo por também ser um programa de renúncia fiscal, o programa de incentivo Pro-Mac permite o direcionamento de até 20% do IPTU e do ISS para iniciativas culturais na capital.
A ideia não é a de reproduzir programas idênticos nas duas cidades, mas sim de estabelecer parcerias e compartilhar experiências e ideias, pensando na aplicabilidade delas nos diferentes contextos locais.
“A Cultura de São Paulo tem enorme satisfação de colaborar com a cidade do Rio de Janeiro e assim fortalecer o eixo entre as duas capitais em defesa da cultura brasileira que continua sendo violentamente atacada”, afirma Youssef.
Paes também fez dobradinha com João Doria (PSDB), governador do estado, para iniciar a vacinação contra a Covid-19 no mesmo dia que São Paulo.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.