Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu trânsito

Enquanto Bolsonaro patina, Doria apresenta a prefeitos detalhes de vacinação contra Covid-19 em SP

Encontro virtual nesta quarta (6) também vai alertar gestores para riscos no descumprimento do Plano SP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

João Doria (PSDB) vai reunir os 645 prefeitos paulistas nesta quarta (6) para apresentar o plano estadual de vacinação contra a Covid-19, que deve começar no dia 25. O governo federal ainda não deu uma data precisa para o programa nacional. Doria vai anunciar que a imunização em SP começará em 5.000 pontos, dos quais mais da metade (3.000) na capital, e que seringas serão fornecidas pelo estado. A data do registro da Coronavac na Anvisa, porém, ainda é tratada com incerteza por aliados.

O governo paulista vem dizendo que apresentará o pedido para o uso da vacina na Anvisa na quinta-feira (7), mas, em conversas nesta terça (5), assessores e o próprio governador preferiram adotar cautela. Querem antes se certificar de que todas as exigências serão atendidas para obter a liberação em 10 dias.

O governador João Doria (PSDB) acompanha chegada de remessa da vacina Coronavac - Danilo Verpa - 18.dez.2020/Folhapress

A vacinação federal, a princípio, não deve ser assunto da reunião. “Se houver um calendário, algo concreto sobre o plano nacional, a gente discute de forma conjunta”, afirma o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

No encontro virtual, secretários estaduais apresentarão aos municípios uma plataforma de indicadores e os programas de governo.

Uma das preocupações de Doria é apresentar o Plano São Paulo para os prefeitos que chegaram no dia 1º. São 404 os novos gestores. Diante do descumprimento da fase vermelha em 20 cidades no fim do ano, eles serão lembrados que o Ministério Público é notificado de casos de desrespeito, o que pode gerar ações de improbidade.

Dos 20 municípios rebeldes, nove tinham prefeitos tucanos. Fred Guidoni (PSDB), ex-prefeito de Campos do Jordão e aliado do governador, hoje presidente da Associação Paulista de Municípios, diz não ver motivação política, mas econômica para que os gestores tenham se recusado a aderir à fase vermelha.


Tiroteio

Bolsonaro diz que não pode fazer nada, mas faz. Faz campanha contra a vacina. Se não fizesse nada mesmo seria bem melhor

De Petra Costa, diretora de "Democracia em Vertigem", sobre presidente ter dito que o Brasil está quebrado e que não consegue fazer nada

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.