Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Podiam levar os feijões do pastor Valdemiro, diz sanitarista sobre força-tarefa da cloroquina montada por Pazuello

Ministério da Saúde mandou médicos que defendem o que chamam de tratamento precoce para Manaus

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Para Gonzalo Vecina Neto, médico sanitarista e professor da Universidade de São Paulo, a decisão do Ministério da Saúde de montar e financiar uma força-tarefa para incentivar o uso de cloroquina e outras medicações enquanto Manaus sofre com falta de leitos e de oxigênio, revelada pelo Painel neste sábado (16), tem caráter simbólico importante.

Ele diz que a ação terá de ser usada no futuro “para demonstrar cabalmente que o Ministério da Saúde abandonou sua tarefa de salvar vidas e passou a espalhar crenças. A utilização desses medicamentos só se justifica pela crença".

Médicos da força-tarefa do tratamento precoce posam para foto com Eduardo Pazuello (Saúde)
Médicos da força-tarefa do tratamento precoce posam para foto com Eduardo Pazuello (Saúde) - Reprodução/Instagram

“Podiam levar também os feijõezinhos do pastor Valdemiro [Santiago]. Devem fazer o mesmo efeito”, completa.

Vecina faz referência ao pastor evangélico que em seu canal no YouTube vendeu sementes de feijão e afirmou que, se fossem cultivadas, elas curariam o novo coronavírus.

"É um duplo desastre. Gasta dinheiro no lugar errado e na hora errada, e além disso, quando chegam lá, tiram a pessoa de sua função a pessoa que estaria fazendo um trabalho importante. É inacreditável como o Pazuello e aquela equipe conseguem fazer uma bobagem em cima da outra em um momento em que todos deveríamos estar fazendo um esforço pela vacina. Impressionante, impressionante.

Como mostrou o Painel, a força-tarefa agiu na segunda-feira (11), um dia após o governador Wilson Lima (PSC) pedir socorro ao governo federal e a outros estados devido à falta de oxigênio no estado.

Eles passaram em Unidades Básicas de Saúde e falaram com profissionais da área, para os quais defenderam o uso de ivermectina e hidroxicloroquina, medicamento que já foi associado à arritmia cardíaca.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.