Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

PSOL na Câmara se divide, Erundina fala em fisiologismo e deputados rebatem

Parlamentares do partido tem divergido sobre estratégia na eleição para a presidência da Casa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Deputados do PSOL protagonizaram briga pública nas redes sociais nesta sexta-feira (22). Luiza Erundina (SP) criticou colegas que vinham defendendo que o partido apoiasse Baleia Rossi (MDB-SP) na disputa pela presidência da Câmara e que agora debatem a possibilidade de aderir ao bloco do candidato de Rodrigo Maia (DEM-RJ), ainda que uma candidatura própria, com Erundina como representante, tenha sido lançada.

A ideia desse grupo é a de fazer com que o bloco de Baleia tenha maioria contra o de Arthur Lira (PP-AL), candidato de Jair Bolsonaro, e assim tenha mais chances de obter mais cadeiras na Mesa Diretora.

A disputa por essas vagas acontece de maneira separada da eleição da presidência, e a distribuição respeita o princípio da proporcionalidade, ou seja, a participação dos partidos nos blocos parlamentares.

Erundina classificou a atuação desses parlamentares do PSOL como adesão ao “fisiologismo e à barganha por cargos na Mesa Diretora”, “prática dos partidos de direita”.

Fernanda Melchionna (PSOL-RS) rebateu e disse que a publicação de Erundina era “muito feia”.

"Muito feio que a senhora ataque quem não acha a tática correta lançar candidato nesse cenário da eleição da Câmara. Mesmo que sua posição tenha vencido e o PSOL tenha lançado seu nome, isso não nao lhe autorizada a atacar o PSOL", respondeu.

"Todos nós temos história. O fato da senhora ter rompido com o PT para ser ministra de Itamar [Franco] nos anos 1990 não autoriza ninguém a lhe acusar de fazer a política baseada em busca de cargos. Da mesma forma respeite quem no PSOL defendeu que desde o primeiro [momento] um voto tático antibolsonaro", completou.

Pouco depois, outros deputados se juntaram a Melchionna.

"Recorrer a este tipo de ilação absolutamente infundada é lamentável. Erundina tem uma história bonita, mas já se equivocou grosseiramente algumas vezes. Já foi ministra de governo burguês (Itamar) e já teve como vice ninguém menos que Michel Temer", disse David Miranda (RJ).

"Sabemos que ela não fez isso por cargos; foram erros políticos, como erra agora com a tática isolacionista de candidatura própria. Vamos manter a calma e fazer o debate em alto nível. Por esse caminho, a candidatura de uma companheira tão importante vai mal", continuou.​

"Respeito muito a história de Luiza Erundina, apesar de discordar do lançamento da sua candidatura à presidência da Câmara. Mas é inaceitável insinuar que a defesa da entrada do PSOL no bloco democrático para derrotar Bolsonaro passa pela negociação de cargos. Isso não é verdade", escreveu Marcelo Freixo (RJ).

"O fato é que a entrada do PSOL na coalizão junto com os demais partidos de esquerda daria maioria ao bloco e impediria que a Comissão de Constituição e Justiça e o Conselho de Ética, por exemplo, ficassem nas mãos de aliados de Bolsonaro. Importante dizer que esses cargos não ficariam com o PSOL e nem Erundina teria necessariamente que retirar a sua candidatura, porque o partido pode entrar no bloco e mesmo assim lançar candidato. O momento exige maturidade e responsabilidade. É isso que o Brasil espera de nós", completou.

"Respeito Erundina, mas são inaceitáveis as insinuações que ela faz. Não podemos titubear no combate ao bolsonarismo. O PSOL não negocia suas convicções, pelo contrário: reafirmamos os nossos princípios ao defendermos o voto tático antibolsonaro desde o primeiro turno", disse Vivi Reis (PA).

"Respeito a Erundina. Mas ela erra em tornar uma divergência tática numa acusação grave ao partido. Já questionei quem está negociando e quais são os cargos. Não obtive resposta. Nem obterei, pois a posição divergente é fruto de análise política, não de fisiologismo", afirmou Sâmia Bomfim (SP), líder do partido na Câmara.

A diferença no modo de enxergar o posicionamento do PSOL na disputa pela presidência da Câmara mostrou a primeira divergência na bancada do partido.

Grupo composto por David Miranda (RJ), Sâmia Bomfim (SP), Marcelo Freixo (RJ), Vivi Reis (PA) e Fernanda Melchionna (RS) vinha defendendo apoio a Rossi para se contrapor a Lira, candidato de Bolsonaro.

Os outros cinco membros da bancada defenderam a candidatura própria e venceram, com apoio da direção nacional do PSOL. Apoiada por Ivan Valente (SP), Glauber Braga (RJ), Talíria Perone (RJ) e Áurea Carolina (MG), Erundina tornou-se candidata.

Como publicou o Painel, Guilherme Boulos vinha agindo para tentar evitar que o partido rachasse diante da divergência. ​

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.