Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Coronavírus

Vacinação de indígenas pelo Ministério da Saúde empaca em Mato Grosso do Sul e gera preocupação

Governo do estado teme que cronograma da imunização seja comprometido pela demora

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ritmo de vacinação dos indígenas em Mato Grosso do Sul por parte do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), do Ministério da Saúde, tem preocupado os gestores no estado pela lentidão.

Até sexta-feira (22) apenas 2.304 indígenas haviam sido vacinados, enquanto mais de 11 mil não-indígenas já foram imunizados no estado.

Noventa e sete mil doses foram separadas para a população indígena de Mato Grosso do Sul. A preocupação do governo do estado é a de que a demora para imunizar os indígenas, além do dano a essas populações, gere atraso nas fases seguintes de vacinação.

A gestão Reinaldo Azambuja (PSDB) deve oferecer ajuda logística e de mão de obra ao Ministério da Saúde, com o objetivo de acelerar o cronograma de vacinação.

Secretários municipais de Saúde também têm se queixado de autoritarismo do DSEI, que, sob comando do coronel da reserva Joe Saccenti, estaria solicitando (inclusive sob ameaça de boletim de ocorrência) as vacinas em posse das prefeituras, que participam da estratégia de vacinação desses grupos.

Esses temas devem ser tratados em reunião marcada para esta terça-feira (26) entre representantes de prefeituras, do governo estadual e do DSEI.

Perguntado sobre o ritmo de vacinação da população indígena, o Ministério da Saúde afirmou que a Secretaria Especial de Saúde Indígena "atua em regiões de difícil acesso, que envolve uma grande logística de transporte aéreo, fluvial e rodoviário, além de protocolos rígidos de biossegurança".

Também disse que o DSEI Mato Grosso do Sul é um dos maiores, com 232 mil km².

Por fim, afirma que "mais de 20% da meta geral de imunização de indígenas atendidos pelo Subsistema de Saúde Indígena do Sistema Único de Saúde (SiasiSUS), foi alcançada pela SESAI em uma semana de trabalho" e que não há prazo ou parâmetro estipulado para conclusão.

"A estimativa da SESAI, neste primeiro momento, é vacinar 20 mil profissionais de saúde indígena e 410 mil indígenas acima de 18 anos".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.