Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu congresso nacional

Após quase perder cargo, MDB do Senado ameaça retaliar ex-aliados na formação de comissões da Casa

Na Câmara, partido deve ficar sem lugar na Mesa Diretora; no Senado, mesmo com maior bancada, sigla quase perdeu vice-presidência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O MDB comprou o risco de lançar candidatos simultaneamente na Câmara e no Senado e por pouco não amarga uma tripla derrota. Além de sair perdedor nas duas Casas, viu ruir o acordo que levou parte da bancada a aderir a Rodrigo Pacheco (DEM-MG), o que isolaria o partido da cúpula do Parlamento. Dono da maior bancada do Senado, o partido promete, na formação das comissões, usar seu peso para mostrar o descontentamento com o abandono de antigos aliados.

Nesta terça (2), o MDB travou um duelo com o PSD, cada dia mais próximo do governo Jair Bolsonaro, pela vice-presidência do Senado e ganhou com placar apertado de 40 x 33.

A vaga tinha sido prometida por Davi Alcolumbre (DEM-AP), que foi criticado nos bastidores: ou quebrou acordo com o MDB, fechado para a eleição de Pacheco, ou vendeu a dois partidos a mesma promessa, que ficou com cara de terreno na lua.

Alcolumbre quer presidir a Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Membros do MDB agora negam que haja acordo para isso.

Durante a votação, um pedido de abertura de CPI para investigar os gastos do governo no combate à pandemia da Covi-19 recolheu 25 assinaturas no plenário, entre as quais a de Eduardo Braga (AM), líder do MDB no Senado, e de Renan Calheiros (AL).

Para líderes da sigla, isso reforça que a eleição de Pacheco não significa mar calmo para Bolsonaro no Senado e que o placar de 57 votos favoráveis ao senador na eleição não devem se confundir com uma base de apoio sólida ao presidente da República.


Tiroteio

Bolsonaro defende a tortura e deve conhecer métodos sofisticados. Mas foram os tucanos que inventaram os mais simples

De Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores, sobre a prefeitura ter instalado pedras sob viadutos de SP

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.