Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Corregedor investiga possível interferência em eleição no TCU

Apuração foi motivada por troca de mensagens entre auditor e procurador da Lava Jato

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro-corregedor do TCU (Tribunal de Contas da União), Bruno Dantas, iniciou apuração sobre suposta tentativa de interferência na corte.

O ex-presidente do TCU Aroldo Cedraz, em entrevista em 2016 - Alan Marques - 9.jun.2016/Folhapress

Conversas da Lava Jato disponibilizadas pelo STF mostram mensagem do auditor Nivaldo Dias Filho ao procurador Deltan Dallagnol pedindo "fato contundente" que impedisse a reeleição do ministro Aroldo Cedraz para a chefia do órgão, em 2015.

Na conversa, revelada pelo site Migalhas, Deltan diz que a investigação sobre Cedraz era da Procuradoria Geral da República, mas que iria jogar o assunto "no nosso grupo" para ver se alguém tinha "alguma ideia".

Cedraz, que acabou reeleito, era acusado de favorecer a construtora UTC em processos de Angra 3. A denúncia da PGR contra ele foi depois rejeitada pelo STF.

Dantas pediu acesso a ligações do TCU para números do Paraná no período das conversas, além dos e-mails trocados entre o auditor e membros da Lava Jato.

Em nota, os procuradores disseram que as mensagens "mostram somente um auditor receando a reeleição de um ministro que foi investigado pela PGR na Lava Jato, em razão de suspeitas de seu envolvimento com corrupção, e uma resposta indicando que o assunto seria objeto de reflexão".

O auditor Nivaldo Dias Filho declarou que não tem como verificar se "a narrativa publicada a partir de vazamento criminoso condiz com a verdade nas mensagens que troquei com o procurador da República em 2015, dado o tempo decorrido".

"Recordo-me de ter mantido diálogos com a referida autoridade sobre diversos temas, mas não tenho como precisar a veracidade do que foi divulgado", disse.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.