Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu congresso nacional

Lira promete relatoria de regras da eleição de 2022 a presidente do Podemos

Deputada Renata Abreu (SP) diz que sistema eleitoral precisa ser aprimorado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O novo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), prometeu, em troca de apoio na disputa pela Casa, entregar a relatoria de uma comissão que debaterá as regras das eleições de 2022 à deputada Renata Abreu (SP), presidente do Podemos.

Segundo aliados, Renata prefere substituir o voto proporcional pelo “distritão”, em que são eleitos os mais votados nos estados para o Congresso. A opção tem bastante apoio no centrão.

A parlamentar diz, porém, que respeitará a posição dos pares, atuará para construir acordos e que defende qualquer sistema que aprimore o atual. "Tem um sentimento da casa pelo distritão ou distrital misto, mas não é consenso. Vou construir uma proposta que seja apoiada pela maioria."

"É aprimorar o sistema eleitoral para que ele seja mais compatível com as mudanças que ocorreram na última legislação eleitoral, como, por exemplo, o fim de coligações. Isso acarretou um aumento relevante no número de candidatos, dificultando o acesso às propostas de cada um", detalhou a deputada. ​

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.