Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Reviravolta em relatoria de caso Daniel Silveira na Câmara tem expectativa de inclusão de críticas ao STF

Deputados do Centrão e bolsonaristas pressionaram por substituição que contemplasse ressalvas à Corte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A reviravolta na definição da relatoria do caso Daniel Silveira (PSL-RJ) na Câmara dos Deputados, que passou para a deputada Magda Mofatto (PL-GO) após indicação nesta quinta-feira (18) de que ficaria com Carlos Sampaio (PSDB-SP), tem embutida a expectativa de parlamentares bolsonaristas e do centrão de que o documento inclua críticas à atuação do Supremo Tribunal Federal.

A votação está marcada para as 17h desta sexta-feira (19). A Câmara irá decidir se Silveira segue preso ou se derruba a decisão referendada pelo plenário do Supremo nesta semana.

Esse grupo de parlamentares não tem manifestado oposição a um parecer pela manutenção da prisão de Silveira, mas pressiona para que o STF não saia incólume e seja criticado no relatório por ter, na visão deles, interferido nas atribuições do Legislativo e ter contribuído portanto para a quebra da harmonia entre os Poderes.

Diante da incerteza de que Sampaio contemplaria essas críticas à Corte, esses deputados procuraram membros da Mesa Diretora da Câmara para sugerir outros nomes.

O próprio deputado tucano foi sondado para adiantar suas posições, mas não estendeu conversas sobre o tema, o que desagradou o grupo de parlamentares.

Nesta sexta, diz Sampaio em nota, foi surpreendido com a notícia da troca.

"Registro que minha surpresa decorreu, principalmente, pelo fato da minha indicação ter sido feita durante uma discussão do colégio de líderes, sendo que foi o próprio presidente Arthur Lira (PP-AL) quem me ligou, perguntando se eu aceitava a escolha, ao que, prontamente, respondi que sim. Em minhas entrevistas, logo após ter sido indicado como relator, deixei claro que o caso seria analisado com a 'sensatez e equilíbrio' necessários para uma questão dessa dimensão política e institucional. Não sei se isso preocupou algum partido ou parlamentar e quero crer que não", afirma a nota de Sampaio.

Mofatto, do partido de Valdemar Costa Neto, é bolsonarista e posta fotos com membros da família presidencial com frequência em suas redes sociais.

O deputado Daniel Silveira está preso desde a noite de terça-feira (16), por ordem do ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito das fake news na corte. A prisão foi decidida após o deputado divulgar um vídeo com ataques verbais e ameaças a ministros do STF e foi referendada pelo plenário da Corte posteriormente.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.