Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Com 98% dos leitos de Bauru ocupados, prefeita participa de aglomeração em protesto contra Doria

Suellen Rosim subiu em carro de som e ficou ao lado de Luciano Hang, dono da Havan

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A prefeita de Bauru, Suéllen Rosim (Patriota), participou de uma manifestação pela abertura do comércio na cidade e contra o governador João Doria (PSDB) nesta sexta-feira (12), ao lado de Luciano Hang, empresário bolsonarista que é dono da rede de lojas Havan.

A taxa de ocupação de leitos públicos em Bauru é de 98% atualmente, e a cidade está na fase vermelha do Plano São Paulo, que prevê as restrições mais rigorosas de isolamento social para conter o coronavírus.

Os manifestantes pedem o afrouxamento das medidas de restrição em Bauru e chegaram a fechar a passagem de veículos na rodovia Marechal Rondon.

Prefeitura de Bauru, Suellen Rosim, em manifestação contra João Doria
Prefeitura de Bauru, Suellen Rosim, em manifestação contra João Doria - Reprodução/Instagram

No começo da tarde, Rosim falou em cima de um carro de som, diante de um grupo de manifestantes aglomerados. Ao seu lado estava Hang, ambos sem máscaras.

Hang viajou à cidade do interior de São Paulo para participar da manifestação e cedeu o estacionamento de uma de suas lojas para que fosse realizada.

A região de Bauru é uma das que desobedeceram as medidas impostas pelo governo do estado nas últimas semanas, e Doria disse que a prefeita da cidade faz "vassalagem" ao governo Bolsonaro, em vez de defender a população do coronavírus. ​

Em nota, o governo de São Paulo disse ser "assustadora a incapacidade de compreensão da prefeita de Bauru-SP, Suéllen Rosim, quanto à pandemia de Covid-19".

"Com 93,1% das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 60,1% de leitos de Enfermaria da região ocupados por pacientes que lutam contra o Coronavírus, a chefe do Poder Executivo participa de aglomeração em protesto que mistura nuances políticas e sindicalistas contra o governador do Estado de São Paulo, João Doria", diz a nota.

"A gestora, que parece também ter dificuldades de separar o público do privado, marca presença em carreata sem usar máscara, incentivando a aglomeração e, ainda, atrapalhando o fluxo de veículos nas principais vias do município", continua.

"Negacionista e esbarrando na irresponsabilidade administrativa, a prefeita de Bauru não apenas afronta as regras sanitárias mundialmente aplicadas no enfrentamento à pandemia com a conduta que lamentavelmente adotou nesta sexta-feira. Pouco afeita ao funcionamento da máquina pública, Suéllen reúne, em pleno dia útil e em horário de expediente, servidores municipais, pagos com dinheiro do contribuinte de Bauru, num movimento organizado por um sindicato, e numa semana em que cidades, gestores, clubes e agremiações cancelam atividades de Carnaval em todo o Estado, justamente para conter o contágio da Covid-19", completa.

Por fim, a nota ainda menciona que é "quase de se indignar" que Suéllen não se incomode "em marcar presença numa carreata que vai de encontro ao enfrentamento da pandemia ao lado de alguém que perdeu há poucos dias a mãe para a Covid.”

No mês passado, Hang foi internado após contrair o vírus, e a mãe dele, Regina Hang, morreu com a doença. ​

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.