Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Coronavírus

Anúncio de Doria de vacina para policiais e professores pressiona governadores, que reclamam de tucano

Eles reclamam que o governador de SP atropelou o plano nacional de imunização e que a medida não deveria ter sido tomada de maneira isolada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O anúncio de João Doria (PSDB-SP) na tarde desta quarta-feira (24) do início da vacinação de policiais e professores no estado de São Paulo pegou outros estados de surpresa.

A decisão do tucano aumenta a pressão das categorias sobre governadores de outras regiões.

Assim que Doria fez a divulgação, seus colegas passaram a fazer questionamentos no grupo de WhatsApp que reúne representantes estaduais.

Eles reclamam que o governador de São Paulo atropelou o plano nacional de imunização e que a medida não deveria ter sido tomada de maneira isolada, por um único estado.

"A gente o tempo todo cobra uma coordenação nacional. E a gente tem um plano de imunização já pronto, do país. Se cada estado entender que tem que fazer caminhos próprios, imagina a confusão que isso vai gerar", disse João Azevedo (PSB-PB).

"Eu postei no grupo que não concordo com essas antecipações. A não ser que o Ministério da Saúde entre nessa. Se não houver determinação nacional, não faz sentido isso. Outras categorias vão começar a pedir. Todo mundo está sendo muito pressionado", acrescentou.

Outros governadores também questionaram a decisão de Doria, como Eduardo Leite (PSDB-RS), Renato Casagrande (PSB-ES), Rui Costa (PT-BA) e Ronaldo Caiado (DEM-GO).

Professores e policiais são as categorias que mais têm apresentado demandas ao governo Jair Bolsonaro para entrarem na prioridade da vacinação contra Covid-19. Eles estão, por exemplo, atrás de presos e criticam a ordem.

Até o momento, no entanto, não houve mudança no plano nacional.

Pressionado, o ministro da Justiça enviou nesta semana um ofício à Saúde pedindo prioridade aos profissionais de segurança.

O presidente da Frente Parlamentar de Segurança Pública na Câmara, Capitão Augusto (PL-SP), afirmou que Bolsonaro acabou ficando para trás com o anúncio feito por Doria.

Segundo Doria, o início da vacinação dos policiais será a partir de 5 de abril e os professores, em 12 de abril. Na categoria dos professores, serão 350 mil profissionais que atuam da creche ao ensino médio, nas redes pública e privada.

O secretário de estado da Educação, Rossieli Soares, disse que a imunização abrangerá todos os tipos de profissionais de educação, a partir de 47 anos. Em relação à rede privada, será exigido um contracheque dos últimos dois meses, com objetivo de evitar fraudes.

Governadores visitam fábrica da União Química, responsável por produção da vacina Sputnik V, em Brasília (DF)
Governadores visitam fábrica da União Química, responsável por produção da vacina Sputnik V, em Brasília (DF) - Foto: Raul Spinassé/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.