Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Comprei uma esteira e também compraria o carro do Moro, diz delegado após crítica de Gilmar

Ex-chefe do Depen na equipe de Moro, Bourdignon comprou esteira anunciada em grupo interno de WhatsApp

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Após Gilmar Mendes questionar em tom exaltado, nesta terça-feira (23), quem teria coragem de comprar um carro usado de Sergio Moro, o Painel ouviu do delegado federal que adquiriu uma esteira ergométrica usada do ex-ministro da Justiça: “Eu comprei [a esteira]. E compraria um carro também”.

Fabiano Bordignon, escolhido por Moro para comandar o Depen, comprou a esteira do então chefe por meio de anúncio em um grupo de WhatsApp de sua equipe, logo após o ex-juiz da Lava Jato pedir demissão do governo Jair Bolsonaro.

Na sessão da 2ª Turma do Supremo desta terça-feira (23), que retomou o julgamento da suspeição do ex-juiz da Lava Jato, Mendes rebatia o voto do ministro Kassio Nunes, que votou a favor de Moro.

"Algum dos senhores aqui compraria um carro do Moro? Algum dos senhores hoje seria capaz de comprar um carro do Dallagnol? São pessoas de confiança?”, perguntou Mendes.

A expressão tem origem na campanha presidencial norte-americana de 1968, quando os adversários de Richard Nixon mandaram imprimir milhões de cartazes com o rosto do republicano e a frase: "Você compraria o carro usado deste homem?”.

Assim como Moro, o delegado deixou o cargo no Depen à época da demissão do então chefe e voltou para a delegacia da PF em Foz do Iguaçu (PR).

O vazamento das mensagens expôs a proximidade entre Moro e a força-tarefa e pôs em dúvida sua imparcialidade como juiz na condução dos processos da Lava Jato.

O ex-juiz Sergio Moro, em foto usada em série de artigos do New York Times
O ex-juiz Sergio Moro, em foto usada em série de artigos do New York Times - AFP

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.