Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Ministro do STJ decide que Facebook não precisa fornecer dados de usuário que compartilha fake news

Luis Felipe Salomão disse que direito à privacidade não pode sofrer por quebra indiscriminada de sigilo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em decisão nesta semana, o ministro Luis Felipe Salomão, do STJ, afirmou que o sigilo de usuários de redes sociais não pode ser quebrado por compartilharem conteúdo com informações falsas.

Ao tratar de caso de padaria que foi vítima de vídeo de um homem que dizia falsamente ter comprado um lanche com larvas no local, Salomão se contrapôs a determinação do TJSC para que o Facebook fornecesse os dados de quem havia compartilhado o material.

“Não se pode subjugar o direito à privacidade a ponto de permitir a quebra indiscriminada do sigilo dos registros” de usuários que somente compartilharam um vídeo falso, argumentou o ministro na decisão.

Isabela Pompilio, advogada do escritório TozziniFreire que representou o Facebook, diz que "não se pode presumir que o simples ato de compartilhamento de conteúdo em plataforma digital implica em cometimento de ilícito, por si só, conforme fez o TJSC".

"Se os usuários das plataformas digitais pudessem ser responsabilizados pelo ato de compartilhamento de conteúdo falso, em pouco tempo boa parte dos usuários brasileiros já teriam seus dados cadastrais devassados”, afirma Pompilio.

O ministro Luis Felipe Salomão, do STJ, em jantar organizado pela OAB e ABJD (Associação Brasileira de Juristas pela Democracia)
O ministro Luis Felipe Salomão, do STJ, em jantar organizado pela OAB e ABJD (Associação Brasileira de Juristas pela Democracia) - Marcus Leoni/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.