Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Governador de Roraima chama Exército para impedir entrada de venezuelanos sob argumento de evitar colapso na saúde

Denarium diz que cerca de cem deles entram diariamente e não passam pela triagem contra a Covid-19

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governador de Roraima, Antonio Denarium (sem partido), diz temer que a entrada de venezuelanos por meio de rotas clandestinas seja um elemento decisivo para que a rede de saúde do estado entre em colapso.

Denarium diz que há dias em que mais de 100 venezuelanos entram no estado por esses caminhos e que pediu ajuda ao Exército para contê-los. A fronteira com o país vizinho está fechada desde março do ano passado.

Segundo dados da Fiocruz, a taxa de ocupação de leitos de UTI em Boa Vista é de 82,2%.

No Hospital Geral de Roraima (HGR), referência no tratamento da Covid-19 no estado, a ocupação de leitos semi-intensivos está em 100%. Dos 92 leitos de UTI, 82% estão ocupados.

Denarium diz que a rede de saúde está sob controle para que o colapso não aconteça, desde que não ocorram eventos inesperados.

Índios venezuelanos da etnia Warao aguardam vaga no abrigo Janokoida em Pacaraima. O abrigo faz parte da Operação Acolhida, em Roraima
Índios venezuelanos da etnia Warao aguardam vaga no abrigo Janokoida em Pacaraima. O abrigo faz parte da Operação Acolhida, em Roraima - Avener Prado-18.jan.2019/Folhapress

“Uma situação que me preocupa é a entrada de venezuelanos. Desde março do ano passado a fronteira com a Venezuela está fechada. Antes a gente estava recebendo aproximadamente 1.000 venezuelanos por dia. Hoje a informação que a gente tem é que estão entrando cerca de 100 venezuelanos por dia clandestinamente, por rotas alternativas", diz o governador ao Painel.

"Ontem [quinta, 25] tive uma reunião com o comandante do Exército aqui, o general [Adriano] Fructuoso, pedindo para ele, junto com nosso secretário de Segurança Pública, fazer uma ação mais intensa na fronteira e na rodovia que vem de Pacaraima para Boa Vista para fiscalizar e conter a entrada de venezuelanos”, completa.

“De uns 60 dias para cá os venezuelanos começaram a entrar. E estão fazendo rotas alternativas. Ou seja, não passam pela triagem, não passam pela BR. Roraima é a segunda maior fronteira do Brasil. Temos 2.200 km de fronteira seca. Ou seja, é muito difícil conter” , continua.

Ele diz que se encontrou com Eduardo Pazuello (Saúde) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) na terça-feira (23) e pediu a eles que a fronteira com a Venezuela permaneça fechada.

Apoiador de Jair Bolsonaro, ele diz que o governo federal tem tido atuação certeira na pandemia. “Em nenhum momento faltou apoio. Fez o que pode. Não tem vacina no mercado para vender (...) A contaminação aumentou porque a população achou que o Covid-19 tinha acabado”.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.