Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Grupo usou documentos amadores para tentar enganar governos em venda de 250 milhões de vacinas de Covid-19

PF diz que empresário se valeu de contrato falso com AstraZeneca para tentar emplacar venda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os documentos usados por um empresário investigado por tentar vender 250 milhões de doses de vacinas de Covid-19 para o Ministério da Saúde estão cheios de erros de português, problemas de formatação e, o que é incomum em papéis do tipo, às vezes utilizam linguagem informal e comentam o contexto político do país.

O homem apresentava um contrato falso de exclusividade com a AstraZeneca para tentar vender. Ele foi alvo de operação da Polícia Federal nesta quinta (25), revelada pelo Painel.

Mesmo com esse formato de abordagem, Christian Faria conseguiu uma reunião no Ministério da Saúde. Ele enviou email em janeiro, mensagem ao celular de Élcio Franco (secretário-executivo da Saúde) e, então, teve um encontro com a pasta no final de fevereiro.

Vacina da farmacêutica inglesa AstraZeneca
Vacina da farmacêutica inglesa AstraZeneca - REUTERS

Nos documentos, até o nome do então ministro, Eduardo Pazuello, está escrito errado ("Pazuelo"). Depois de checar com a AstraZeneca que o contrato de exclusividade com a suposta empresa não existia, o ministério enviou o caso para a polícia.

Faria escreve em um deles que o modo de operação do Ministério da Saúde "faz o presidente levar porrada das pessoas que não entendem" e que "a mídia coloca os desavisados como se fosse o presidente que não quer comprar a vacina (sic)". Além do governo federal, o grupo buscou governadores e prefeitos.

Trecho de documento enviado pelo grupo a governadores
Trecho de documento enviado pelo grupo a governadores - Reprodução

De acordo com a PF, há duas possibilidades: ou a vacina a ser vendida não era da AstraZeneca, sendo uma possível substância falsificada, ou o produto sequer existia.

Em um dos endereços vasculhados na ação, os policiais encontraram caixas com centenas de frascos, o que reforça as suspeitas de falsificação de medicamento.

A PF diz nos documentos que os crimes investigados são: estelionato, falsificação de documento particular, bem como de falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais, previstos no Código Penal.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.