Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Mais de cem organizações enviam carta conjunta a Lira pedindo rejeição de projetos sobre excludente de ilicitude

Pastoral Carcerária e os institutos Sou da Paz, Marielle Franco e Vladimir Herzog estão entre as signatárias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cento e cinco organizações da sociedade civil vão enviar nesta terça-feira (2) uma carta ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), pedindo a rejeição de todas as propostas que visam ampliar as hipóteses legais de excludente de ilicitude —atualmente há quatro projetos de lei.

O excludente de ilicitude é um dispositivo que abranda penas para agentes que cometerem excessos “sob escusável medo, surpresa ou violenta emoção”.

Entre as signatárias da carta destinada a Lira estão Pastoral Carcerária, Rede Justiça Criminal e os institutos Sou da Paz, Marielle Franco e Vladimir Herzog.

Também assinam Conectas Direitos Humanos, Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD) e o MST.

"As presentes propostas vão além da proteção da atuação de forças de segurança e buscam uma verdadeira 'licença para matar', visto que sua aprovação acarretaria na não instauração de inquéritos para investigar possíveis violações de direito. Isto, inevitavelmente aumentaria a já inaceitável taxa de letalidade policial, uma das mais altas do mundo", diz trecho da carta.

"Neste momento, em que o mundo enfrenta uma pandemia que já custou a vida de mais de 250 mil pessoas no Brasil, a prioridade é frear as consequências letais do COVID-19. Aqui reforçamos que as famílias que seriam mais prejudicadas pela possível aprovação da ampliação da excludente de ilicitude também são as mais afetadas pela pandemia", afirma outra passagem do documento.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.