Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Presidente da Palmares é investigado por assédio moral pelo Ministério Público do Trabalho

Sérgio Camargo entrou na mira do MPT por suposta perseguição ideológica a servidores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, está sendo investigado por suspeita de assédio moral contra funcionários. O inquérito foi aberto pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) no Distrito Federal.

O procurador vai ouvir mais de uma dezena de pessoas para saber detalhes do que está ocorrendo no órgão. A apuração, que está em sigilo, foi aberta após o MPT receber denúncias sobre suposta perseguição ideológica por “opiniões e posições políticas” diversas das de Camargo.

A investigação ficou por semanas paralisada por causa da fundação.

Segundo o Ministério Público do Trabalho, o órgão estava se recusando a enviar as informações exigidas no inquérito. O MPT teve que ir à Justiça cobrar os dados solicitados.

Entre os pedidos, o procurador do caso quis acesso a contatos e lotação de servidores da fundação e a lista daqueles que se desligaram em 2020.

Ao pedir os dados, o Ministério Público afirma que a apuração é necessária porque os fatos denunciados são graves e violam a Constituição Federal.

O objetivo da investigação seria “aferir a veracidade e a extensão da lesão denunciada”.

No questionário dirigido aos servidores, o MPT faz perguntas gerais sobre funções desempenhadas na fundação, relação com o chefe e, em especial, sobre uma reunião em que Camargo teria chamado o movimento negro de “escória maldita”.

O áudio da reunião foi publicado pelo jornal O Estado de S.Paulo.

Sobre a reunião, o procurador questiona qual foi a reação das pessoas com a fala do presidente e se houve perseguição “de negros ou esquerdistas” na fundação após o encontro.

Procurada, a Fundação Palmares não respondeu até a publicação da reportagem.

O presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, chega ao Palácio do Planalto para almoço com o presidente Jair Bolsonaro
O presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, chega ao Palácio do Planalto para almoço com o presidente Jair Bolsonaro - Pedro Ladeira/Folhapress,]

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.