Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Presidentes do Senado e da Câmara pedem cronograma de vacinas a Pazuello e preparam cobrança a laboratórios

Ofício enviado por Pacheco e Lira ocorre após pedido de ajuda de ministro da Saúde em meio a articulação com governadores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (DEM-MG), enviaram um ofício ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, pedindo mais informações sobre o calendário de vacinação do país.

Eles querem saber se o plano está mantido e, caso não, pedem as novas previsões. O documento é uma preparação para que eles possam cobrar os laboratórios por mais entregas.

Esse é o primeiro ato dos dois políticos em meio à articulação para que eles fiquem na linha de frente do combate à pandemia.

Como mostrou o Painel, após dez meses de submissão à cartilha bolsonarista e agora sob investigação, Eduardo Pazuello vem pedindo ajuda para gestores. Ele tem dito que não consegue agir por não ter respaldo do Palácio do Planalto.

Em meio à omissão, ineficiência e negacionismo de Jair Bolsonaro, articula-se em Brasília um arranjo para colocar a cúpula do Congresso no comando da Covid-19, com o respaldo de governadores e a participação do próprio ministro da Saúde.

A mobilização tem como pano de fundo o fato de governadores não quererem agir sozinhos no pior momento da pandemia e e avaliação de que só é possível uma atuação nacional de for por meio do Legislativo, por causa da polarização política.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.