Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Relator do caso Isa Penna, Emidio propõe paridade entre homens e mulheres no Conselho de Ética da Alesp

Punição de Fernando Cury (Cidadania), que apalpou a colega em plenário, teve a participação de duas mulheres entre nove parlamentares

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O deputado estadual Emidio de Souza (PT) propôs um projeto para que a Assembleia de São Paulo tenha paridade de homens e mulheres no Conselho de Ética. A votação que beneficiou Fernando Cury (Cidadania), deputado que apalpou a colega Isa Penna (PSOL), teve duas mulheres entre nove parlamentares.

Emidio foi relator do caso e acabou derrotado em sua proposta de punir Cury com seis meses de suspensão. Venceu a alternativa de 119 dias de afastamento.

O deputado estadual Emidio de Souza (PT), que foi relator do caso Isa Penna - Jardiel Carvalho/Folhapress

Revoltados com o resultado, o petista e Barros Munhoz (PSB) resolveram deixar suas cadeiras no conselho.

Para garantir a paridade, Emidio propõe que o Conselho de Ética seja formado por dez, não nove deputados, como é atualmente. Uma vez que o deputado que ocupa o cargo de corregedor parlamentar também tem direito a voto no colegiado, a possibilidade de empate, mesmo com dez membros, é afastada.

“A paridade proposta deve-se à constatação de que o machismo e a misoginia ainda são condutas que perpassam as relações entre homens e mulheres em todas as esferas do convívio social e não é diferente, infelizmente, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo”, diz Emidio.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.