Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Delegados falam em decepção com Anderson Torres e receio com imagem de independência da PF

Ministro escolheu Paulo Maiurino para o cargo de diretor-geral, visto com desconfiança pela proximidade com o meio político

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Diversos quadros da Polícia Federal se disseram decepcionados com Anderson Torres (Justiça) pelo anúncio do novo diretor-geral. O escolhido para o cargo, Paulo Maiurino, está fora da PF desde 2009, ocupando funções políticas nesse período.

Na opinião de servidores ouvidos pela coluna, a decisão de Torres causa preocupação com a imagem de independência da polícia. Delegados também apontam que, pelo tempo fora, Maiurino não tem história na PF para ter chegado ao posto.

Paulo Gustavo Maiurino, novo diretor-geral da Polícia Federal
Paulo Gustavo Maiurino, novo diretor-geral da Polícia Federal - Divulgação-6.abr.2017/Alesp

Internamente, Maiurino tem sido comparado com Kássio Nunes Marques, do Supremo: alguém que correu por fora e conseguiu alcançar o cargo. Assim como o ministro, ele é visto com desconfiança pela proximidade com o meio político.

O principal receio é de como o novo diretor vai gerenciar crises provocadas pelos trabalhos sensíveis da PF, principalmente os de combate à corrupção.

Quem conhece Maiurino, porém, o defende. Essas pessoas dizem que ele levará novos ares ao órgão. Em 2019, Jair Bolsonaro disse à Folha que era preciso dar uma "arejada" na polícia.

O currículo de Maiurino diz que ele é assessor especial de segurança institucional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desde setembro de 2020.

Antes disso, foi secretário de segurança do STF, membro do conselho de Segurança Pública do estado do Rio de Janeiro (jan.2019 a set.2020) e secretário de Esporte na gestão Geraldo Alckmin (PSDB-SP) (mai.2016 a mai.2018).

Ele também foi assessor especial da Secretaria de Segurança do Distrito Federal na gestão de Agnelo Queiroz (PT).

O comando da PF é considerado estratégico por Bolsonaro e esteve no centro da disputa do presidente com o ex-ministro da Justiça Sergio Moro.

Ao pedir demissão do governo, Moro acusou Bolsonaro de tentar interferir politicamente na PF, órgão que mantém investigações no entorno de aliados e da família presidencial.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.