Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Manifesto de Ciro, Doria e Huck agrada esquerda por defesa da democracia, mas é criticado por seletividade

'Pareceu-me um manifesto vetado para quem votou contra Bolsonaro', diz Gleisi Hoffmann (PT)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lideranças da esquerda tiveram reações variadas ao "Manifesto pela Consciência Democrática" lançado pelos presidenciáveis Ciro Gomes (PDT), Eduardo Leite (PSDB), João Amoêdo (Novo), João Doria (PSDB), Henrique Mandetta (DEM) e Luciano Huck (sem partido).

Presidentes e nomes fortes dos partidos receberam com bons olhos a defesa à democracia e a oposição a Jair Bolsonaro, mas viram seletividade na escolha de nomes. “Pareceu-me um manifesto vetado para quem votou contra Bolsonaro em 2018”, diz Gleisi Hoffmann, presidente do PT.

“Desconheço se alguém do campo da esquerda foi convidado a assinar”, continua a deputada, ressaltando que “iniciativas em defesa da democracia sempre são importantes e louváveis.”

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), no Palácio dos Leões, sede do governo do Maranhão
O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), no Palácio dos Leões, sede do governo do Maranhão - Albani Ramos-13.dez.2017/ Folhapress

Os presidentes das centrais sindicais conversaram sobre o manifesto nesta quinta. CSB, UGT e CTB buscarão formas de apoiá-lo. A CUT divergiu. Miguel Torres, presidente da Força Sindical, enviou carta de apoio a medidas de controle da pandemia de Doria durante a semana.

Flávio Dino (PCdoB), governador do Maranhão, enxerga com otimismo a proposta e diz que assina “todos os manifestos que ajudem a mobilizar a sociedade a favor da democracia e contra o terror bolsonarista”. Ele não foi chamado, no entanto.

Sobre o fato de Ciro ser o único do grupo ligado à esquerda, ele diz que o importante é “a convergência no conteúdo. O resto, o processo vai ajeitando.”

Juliano Medeiros, presidente do PSOL, diz que esforços de unidade contra Bolsonaro são sempre bem-vindos, mas “não podem vender ilusões”. Ele diz que é ingenuidade acreditar que “PSDB, DEM e Novo —corresponsáveis pelo caos que o Brasil vive— podem formular saídas viáveis para a crise”. Ele descarta adesão.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.