Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

PF diz ao STF que Salles atrapalha fiscalização ambiental e pede que ministro seja investigado

Chefe da polícia do Amazonas afirma que ministro do Meio Ambiente patrocina interesses privados de organização criminosa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O chefe da Polícia Federal do Amazonas, Alexandre Saraiva, encaminhou ao Supremo Tribunal Federal uma notícia-crime em que pede investigação das condutas do ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente) e do senador Telmário Mota (Pros-RR) por atrapalhar medidas de fiscalização.

Nesta quinta-feira (15), o Painel revelou que o diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Maiurino, decidiu tirar Alexandre Saraiva do cargo. Ele escolheu o delegado Leandro Almada para substituí-lo. O policial foi o número 2 da gestão de Saraiva e comandou o grupo de investigações ambientais na superintendência.

Na notícia-crime, Saraiva faz referência à maior apreensão de madeira da história do Brasil. No documento, o policial diz que Salles dificulta fiscalização ambiental e patrocina interesses privados.

Saraiva cita haver indícios de dois crimes: advocacia administrativa e impedir ou embaraçar investigação de infração penal que envolva organização criminosa.

PF e Salles estão em atrito desde o dia que o ministro decidiu visitar o local de apreensão da madeira, no Pará. No local, ele fez uma espécie de verificação da operação e voltou uma semana depois, quando participou de um encontro com proprietários do material.

Saraiva disse à Folha que é a primeira vez que vê o titular do Meio Ambiente indo contra uma operação que busca preservar a floresta amazônica.

O ministro tem apontado falhas na ação e disse que não se pode demonizar sem prova o trabalho dos empresários.

A informação foi revelada pela Veja e confirmada pelo Painel.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.