Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Políticos e magistrados não levam a sério briga de Kajuru e Bolsonaro e dizem ser melhor ignorar

Eles acreditam que o presidente busca o conflito e dizem que é difícil saber quem fala a verdade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Políticos experientes e magistrados falam em ignorar Jair Bolsonaro na confusão criada sobre a CPI da Covid. Eles dizem ver na ação a busca pelo conflito, terreno preferido do presidente. Além do descrédito de Bolsonaro, o outro personagem, Jorge Kajuru (Cidadania-GO), é tratado como de baixa relevância.

A avaliação é um retrato da realidade: a tentativa de sufocar uma CPI, com ameaças ao STF, seria considerada gravíssima em qualquer lugar, mas não é levada a sério no Brasil.

Jorge Kajuru (Cidadania-GO) durante sessão no Senado
Jorge Kajuru (Cidadania-GO) durante sessão no Senado - Pedro Ladeira-14.mar.2019/Folhapress

Governistas e oposição não sabem nem mesmo de que lado devem ficar. Kajuru e Bolsonaro acumulam episódios controversos e poucos acreditam o suficiente em qualquer um dos dois para decidir qual lado tomar. No STF, ministros falam em Carnaval.

A própria CPI é tratada com descrédito, por ora. Travada por Rodrigo Pacheco (DEM-MG), estava adormecida, com pressão insuficiente para ser desengavetada, até que foi ressuscitada artificialmente pelo ministro do STF Luís Barroso, acreditam. E deve voltar ao segundo plano em breve devido à pandemia.

Existe indeterminação também sobre as características da CPI. Ainda que já se saiba os partidos que vão definir os indicados, a relação oscilante de Bolsonaro com os parlamentares faz com que ele tenha apoiadores e opositores dentro de uma mesma sigla em proporção incomum.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.