Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Talíria Petrone e Kim Kataguiri vão escrever manifesto pelo superpedido de impeachment de Bolsonaro

Grupo que tenta unificação de pedidos de impeachment fez primeira reunião nesta sexta-feira (23)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A deputada Talíria Petrone (RJ), líder do PSOL na Câmara, e o deputado Kim Kataguiri (DEM-SP), líder do MBL, serão os autores do manifesto do grupo de parlamentares e membros da sociedade civil que vão tentar unificar dezenas de pedidos de impeachment de Jair Bolsonaro para criar um superpedido.

A ideia é aumentar a pressão para que Arthur Lira (PP-AL), presidente da Casa, coloque um dos pedidos em pauta.

O grupo fez sua primeira reunião nesta sexta-feira (23). O encontro contou com mais de 170 participantes. Além do manifesto, ficou acertado que eles organizarão um ato público e criarão um grupo de trabalho para analisar a junção dos pedidos de impeachment em uma única peça.

A deputada Talíria Petrone, uma mulher negra, com os cabelos cacheados afastados do rosto com uma faixa, fala ao microfone. Ela aponta para a sua esquerda e veste uma bata branca.
A deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ) durante discurso - Divulgação

A deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), que também participou do encontro, sugeriu a criação de um grupo de trabalho para tratar da comunicação do grupo.

"Há abismos que separam os partidos, parlamentares e campos políticos que estavam lá. Não são pequenas diferenças que me separam do Alexandre Frota (PSDB), do Kim, da Joice. Mas tem algo que nos unifica neste momento, que é a necessidade do impeachment do Bolsonaro para que o país possa respirar. Há um entendimento comum sobre a necessidade de interrupção do ciclo de barbárie no país", diz Talíria.

Kim Kataguiri diz que a reunião foi um primeiro passo importante.

"A ideia é juntar parlamentares, sociedade civil, mercado financeiro, artistas, para mostrar que existe demanda da sociedade civil para que o impeachment seja pautado", afirma.

Segundo o deputado, o manifesto foi uma iniciativa dele e de Talíria e deve se estruturar a partir das críticas à derrocada econômica e aos problemas na condução da pandemia.

"As prioridades do país não vão se resolver enquanto Bolsonaro estiver no poder, por isso a prioridade do Congresso tem que ser o impeachment", afirma.

Joice classificou a primeira reunião como proveitosa.

"Não é um movimento da esquerda ou de uma direita que se arrependeu de ter apoiado o Bolsonaro. É um movimento que extrapola questões ideológicas e partidárias e trabalha para tirar do poder o grande inimigo do país. Se for marcado por ideologia vai ficar naquela discussão antiga e rançosa que levou o país para onde estamos", afirma.

"A diferença de pautas vai ficar para as eleições. Agora a gente está realmente pensando nessa questão nacional. O impeachment é necessidade nacional. Foi a sugestão que fiz e que foi muito bem acatada", completa.

O deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) durante entrevista
O deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) durante entrevista - Kleyton Amorim-19.dez.2019/UOL/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.