Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Após polêmica com Doria e Leite, FHC evita se posicionar sobre modelo de prévias do PSDB

Ex-presidente diz que formato deve ser definido internamente, mas defende prévias amplas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou, diante da polêmica sobre as regras das prévias presidenciais do partido, que "o importante é que se façam prévias amplas".

"O modelo e ocasião devem ser definidos pelo partido", disse ao Painel, frustrando os governadores que tentam tê-lo como aliado.

Fernando Henrique Cardoso, em entrevista para a Folha - Zanone Fraissat/Folhapress

​Procurado para esclarecer se defende o modelo proposto por João Doria (PSDB-SP), de votos de mesmo peso entre todos os filiados, ou de Eduardo Leite (PSDB-RS), de que a votação obedeça a proporção federativa e, portanto, diminua a vantagem de São Paulo, FHC resolveu não se comprometer com nenhum dos lados.

Na segunda (24), o ex-presidente esteve com Doria e, de acordo com aliados do governador paulista, concordou com sua visão sobre as prévias. Já na terça (25), ao conversar com Leite, também endossou a proposta do gaúcho, segundo o governador relatou à coluna Mônica Bergamo.

Tucanos que conhecem FHC explicam o episódio da seguinte forma: prestes a completar 90 anos, o ex-presidente está em uma fase de concordar com todos e distribuir simpatia. Foi assim que aceitou convite para almoçar com o ex-presidente Lula (PT), no último dia 12.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.