Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu datafolha

Datafolha mostra resgate de esperança em Lula e decepção com Bolsonaro, diz Gleisi Hoffmann

Petista tem 41% no primeiro turno, 18 pontos à frente do atual presidente da República

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Para a deputada Gleisi Hoffmann (PR), presidente do PT, o resultado da pesquisa Datafolha que mostra que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderando com margem confortável a corrida eleitoral para 2022 expressa adesão popular ao ex-presidente e desapontamento com Jair Bolsonaro (sem partido).

O petista alcança 41% das intenções de voto no primeiro turno, contra 23% de Bolsonaro. Num eventual segundo turno contra Bolsonaro, Lula levaria ampla vantagem, com uma diferença de 55% a 32%.

"A pesquisa mostra que o Brasil quer uma nova oportunidade de crescer. Com justiça social, como foi no governo Lula. Ela mostra que o eleitor resgatou a esperança e confia no Lula e na reconstrução do país. Acho que o resultado reflete isso. Diante da crise que temos, do desgoverno que temos, tem esse resgate de esperança no presidente Lula. Por tudo que ele fez, tudo que representou o seu governo", diz Gleisi ao Painel.

"A pesquisa também confirma, no meu entendimento, a decepção com Bolsonaro e com aqueles que o apoiaram em algum momento, como [Sérgio] Moro, [João] Doria e [Luiz Henrique] Mandetta", completa a presidente do partido.

"Falta a eles um projeto claro para o país. Há pouco tempo estavam muito próximos do Bolsonaro. E até agora não conseguem se diferenciar em um projeto de desenvolvimento econômico", completa.

Todos esses ex-apoiadores do presidente estão em um segundo pelotão, embolados, mostra a pesquisa. O ex-ministro da Justiça Sergio Moro (sem partido), com 7%, o apresentador Luciano Huck (sem partido), com 4%, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que obtém 3%, e, empatados com 2%, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM) e o empresário João Amoêdo (Novo), compõem esse grupo.

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, durante entrevista à Folha
A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, durante entrevista à Folha - Pedro Ladeira-19.nov.2019/Folhapress

O ex-ministro da Integração, Ciro Gomes (PDT), aparece com 6%.

Gleisi afirma que o resultado da pesquisa não deve ter impacto imediato sobre as estratégias do partido e de Lula, já que, segundo ela, todas as articulações atualmente estão voltadas ao combate à pandemia e seus efeitos. Ela ainda ressalta que falta muito tempo até a eleição.

"Lula não se colocou como candidato ainda, isso não está definido. Depende de discussão com ele e com o partido. A pesquisa mostra a liderança forte dele, quase três anos sem colocar nome em pesquisa presidencial, aparece em primeiro lugar", diz Gleisi.

"Só vamos discutir processo eleitoral mais para o final do segundo semestre. Há um esforço do presidente Lula de se aproximar de todos os setores da sociedade que querem fazer esse enfrentamento à crise agora, na tentativa de achar algo que possa nos unir agora. O que pode nos juntar agora? Luta pela vacina para todos, apoio aos governadores, renda emergencial. Tentar buscar todos os setores que tenham disposição para essas lutas", conclui a petista.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.