Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Delegado que atuou na segurança de Bolsonaro vai comandar secretaria no Ministério da Justiça

Alfredo Carrijo vai chefiar a Seopi, que foi alvo de críticas por produzir o dossiê contra policiais e servidores antifascistas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O delegado federal Alfredo Carrijo vai assumir o comando da Seopi (Secretaria de Operações Integradas) do Ministério da Justiça, comandado por Anderson Torres.

Carrijo trabalhou na segurança de Jair Bolsonaro por cerca de dois meses, entre a eleição e a posse. Em dezembro de 2018, o policial estava no café da manhã do presidente eleito com John Bolton, assessor de Donald Trump. Ele aparece em vídeo ajudando na tradução.

O delegado também foi citado pelo ex-ministro Sergio Moro em depoimento à PF no inquérito sobre suposta interferência do presidente na corporação.

Segundo Moro, Carrijo seria próximo à família Bolsonaro e foi indicado pelo presidente como possível nome para substituir o diretor-geral Maurício Valeixo.

A Seopi tem sob sua tutela a diretoria de inteligência do ministério. No ano passado, virou centro de polêmica por ter sido de onde saíram documentos que miravam policias e servidores públicos antifascistas.

Carrijo ficou anos lotado no COT (Comando de Operações Táticas) da PF. Servidores atribuem a ele uma evolução grande na parte de tecnologia do grupo, indicando equipamentos de ponta dos Estados Unidos, recém-lançados. O delegado fez mestrado nos EUA na área de segurança.

O deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO) com o delegado federal Alfredo Carrijo
O deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO) com o delegado federal Alfredo Carrijo - Divulgação

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.