Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Nunes avisa MDB de sondagens do PSDB, e partido quer que ele seja vitrine em SP

MDB, com apenas três vereadores e três deputados estaduais, quer ampliar forças com prefeitura

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ricardo Nunes tem mantido a cúpula de seu partido, o MDB, informada das sondagens que tem recebido do PSDB para mudar de sigla.

Os emedebistas dizem acreditar que o prefeito de São Paulo não migrará e que seu mandato poderá servir de vitrine num estado em que ainda tem pouca força, com três vereadores e três deputados estaduais.

Eles também dizem não ver flanco para crise como a que se instalou entre DEM e João Doria (PSDB) depois que Rodrigo Garcia virou tucano.

“É um privilégio para a gente receber esse convite. Se o PSDB está convidando é sinal de que reconhece a competência do Ricardo”, diz o deputado Jorge Caruso, secretário-geral do diretório paulista do MDB.

Os emedebistas entendem que as investidas partem do PSDB municipal, ligado ao grupo de Bruno Covas, influente na prefeitura e que teme perder espaço. Como a relação com Doria e Garcia é sólida hoje, as ofensivas sobre Nunes devem diminuir, dizem.

O governador tenta se viabilizar presidencialmente para 2022 e precisa do MDB. ACM Neto, presidente do DEM, disse que não conversa mais com o governador de SP sobre 2022.

A leitura dos envolvidos é a de que existe um equilíbrio no momento e que deverá ser mantido, já que Nunes sinaliza para a continuidade: o MDB tem o prefeito, o PSDB domina o primeiro escalão e o DEM, do presidente da Câmara, Milton Leite, tem secretarias e influencia em políticas de várias pastas.

“Não se mexe em time que está ganhando. Às vezes você puxa um fio e desarranja tudo. É sensível”, diz Leite ao Painel. “O Ricardo não vai permitir e eu não concordaria. Não vejo necessidade de falar disso neste momento.”

Leite diz que a base de apoio montada por ele na Câmara, com 25 vereadores, dará a Nunes o mesmo respaldo que recebia Covas. E debaterá e votará nas próximas semanas as pautas consideradas prioritárias pela prefeitura até o momento, como operações urbanas e Plano Diretor.

“A agenda do Ricardo é a mesma do Bruno. Não muda nada. Ele não vai ter nenhuma dificuldade na
Câmara”, afirma Leite.

Michel Temer, do MDB, ligou para Nunes nesta segunda-feira (17) para desejar sorte. O ex-presidente tem feito contato constante para mostrar que o agora prefeito não está sozinho e que o partido lhe dará suporte, dizem seus aliados.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.