Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Senador quer ouvir na CPI vice do Amazonas que diz que política apoiada por Bolsonaro levou Manaus ao colapso

Carlos Almeida Filho afirma que o governador Wilson Lima se alinhou ao presidente após ser alvo da PF

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O senador Humberto Costa (PT-PE) apresentou um requerimento na CPI da Covid para ouvir o vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida Filho (sem partido).

Em entrevista ao Painel nesta quarta (5), Almeida Filho relacionou o alinhamento de Wilson Lima (PSC) com Jair Bolsonaro nas políticas de combate à pandemia com o surgimento da nova cepa de coronavírus no estado.

Segundo ele, que está rompido com o governador desde maio de 2020, o ex-aliado tentou se aproximar do presidente após ser alvo da Polícia Federal, em junho passado, na investigação sobre a compra de respiradores.

"Quando houve envolvimento do governador na operação da Polícia Federal, a estratégia foi mostrar alinhamento [com Bolsonaro]. Uma coisa era clara, a política era de afirmar que se tinha uma imunidade de rebanho. O que acabou acontecendo foi um laboratório, a P1 encontrou ambiente adequado", disse.

Almeida Filho também falou da crise de oxigênio do início do ano e creditou a Lima a responsabilidade sobre o desabastecimento que resultou em mortes.

“Se esperou a água bater no pescoço para a tomada de alguma medida, quando o governo federal foi acionado o caos já estava acontecendo”, afirmou.

Carlos Almeida Filho, vice-governador do Amazonas
Carlos Almeida Filho, vice-governador do Amazonas - Divulgação

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.