Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Alvo da PF, secretário do Amazonas alerta para politização da pandemia e pede reação de gestores estaduais

Campêlo afirmou que estava viajando durante operação e deixou grupo de aplicativo de secretários

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Alvo de operação da Polícia Federal nesta quarta-feira (2), o secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, enviou mensagem em grupo de aplicativo de gestores estaduais na qual alerta para a politização da pandemia e diz que é necessário que reajam de alguma forma.

Ele faz parte do governo Wilson Lima (PSC), aliado do presidente Jair Bolsonaro. A PF cumpriu mandado de busca e apreensão na casa do governador.

Campêlo não foi encontrado pela PF, que o buscava com um mandado de prisão temporária. Segundo o site G1, ele foi procurado em três endereços. Os agentes também fizeram buscas na sede do governo estadual.

Na mensagem aos outros secretários de Saúde, ele diz que estava em viagem. Depois de publicá-la, deixou o grupo.

"Senhores, estava em viagem quando recebi a notícia de uma operação da PF em Manaus. Estou retomando agora para lá. De modo a manter a integridade deste grupo, sairei e aguardarei lá os próximos passos. Deixo o alerta quanto a politização da pandemia, com intenção de mandar a conta aos governos estaduais e especialmente aos secretários. Há de se fazer algo. Boa sorte e sucesso a todos!", escreveu Campêlo.

PF cumpre mandado de busca e apreensão no hospital de campanha Nilton Lins, em Manaus
PF cumpre mandado de busca e apreensão no hospital de campanha Nilton Lins, em Manaus - Divulgação/Polícia Federal

Em operação contra desvios de recursos para o combate à Covid-19, a PF cumpriu 25 mandados judiciais na manhã desta quarta-feira (2) em Manaus e em Porto Alegre, incluindo busca e apreensão na casa do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC).

Os contratos sob investigação foram firmados em janeiro deste ano, quando o Amazonas atravessava a segunda e mais mortífera onda de casos de Covid-19.

Os crimes em investigação são de fraude à licitação, peculato e pertencimento a organização criminosa. Se condenados, poderão cumprir pena de até 24 anos de reclusão, afirma a PF.

Um dos mandados foi realizado na casa do empresário Nilton Costa Lins Júnior, dono do hospital contratado temporariamente pelo governo do Amazonas para tratar pacientes com Covid-19. Os policiais foram recebidos a tiros, mas ele acabou preso.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.