Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Deputado do PT aciona MPF após Luis Miranda afirmar que seu irmão foi bloqueado do sistema da Saúde

Alexandre Padilha (SP) diz que governo Jair Bolsonaro está tentando obstruir as investigações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) vai enviar representação ao Ministério Público Federal e ofício ao Ministério da Saúde questionando o suposto bloqueio de acesso do servidor Luis Ricardo Miranda ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) do Ministério da Saúde.

Luis Ricardo é irmão do deputado Luis Miranda (DEM-DF), que afirma ter alertado Bolsonaro sobre supostas irregularidades na compra da vacina Covaxin. O mandatário teria atribuído o caso ao líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), segundo o parlamentar.

As irregularidades teriam sido identificadas por Luis Ricardo. O parlamentar escreveu nas redes sociais neste domingo (27) que seu irmão foi bloqueado no SEI.

O deputado Alexandre Padilha (PT-SP) durante terceiro fórum 'A Saúde no Brasil'
O deputado Alexandre Padilha (PT-SP) durante terceiro fórum 'A Saúde no Brasil' - Bruno Santos-16.jun.2016/Folhapress

O SEI é o sistema eletrônico de processos administrativos da pasta, no qual ficam registrados os atos do Ministério da Saúde e necessita de registro do usuário responsável para ser acessado.

No caso Covaxin, por exemplo, diversos documentos mencionados por Luis Ricardo em depoimento à CPI da Covid estavam registrados no SEI.

Padilha afirma que a retirada do acesso ao sistema pode prejudicar o processo de importação de vacinas ao Brasil, área em que trabalha o servidor, e também pode significar uma tentativa de obstrução das investigações.

"A máquina bolsonarista age na ilegalidade para silenciar subordinados como as máfias e as milícias. Imagine o que fariam se não existisse a CPI. Eles tentam obstruir a investigação e silenciar os demais servidores do Ministério da Saúde", diz Padilha ao Painel.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.