Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu trânsito

Vídeos em páginas de apoio à candidatura de Weintraub em SP divulgam 'motociata' e sorteio de moto

Organizador do sorteio e do evento Acelera para Cristo, no dia 12, com a participação de Bolsonaro, rechaçou divulgação eleitoreira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Páginas de apoio à candidatura do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub ao Governo de São Paulo em 2022 publicaram, no Twitter, Facebook e Instagram, um vídeo de convocação para a carreata com Jair Bolsonaro, no próximo dia 12 em São Paulo, que divulga o sorteio de uma moto para os participantes.

O sorteio anunciado seria feito por uma associação chamada Embaixada do Comércio, que organiza a carreata de motos Acelera para Cristo em parceria com o Conselho de Pastores de São Paulo.

O vídeo, postado em 25 de maio, traz um letreiro "Acelera para Cristo 12/06" e um logotipo de "Weintraub 2022 Governador São Paulo", com foto do ex-ministro e bandeira do estado. Após o contato do Painel, o vídeo sobre o sorteio foi apagado nas redes, mas a propaganda do evento permanece nos canais.

Em meio ao ronco de motos, um narrador faz o convite. "Começou em Brasília. Depois Rio de Janeiro. ​E agora é a vez de São Paulo. Venha fazer parte da maior carreata de motos da história do Brasil. Acelera para Cristo 2021. Faça sua inscrição e participe do sorteio de uma moto. Acesse: embaixadadocomércio.com.br", diz o vídeo.

​Procurado pelo Painel, Weintraub afirmou que não fala com a Folha. O administrador das páginas de apoio ao ex-ministro, Rodrigo Moller, afirmou que Weintraub não participa dos canais e que nem o conhece, mas é um apoiador. Moller não quis comentar sobre o vídeo.

Jackson Vilar, presidente da Embaixada do Comércio e pastor da Assembleia de Deus, que chegou a ser detido em março após protesto contra João Doria (PSDB), rechaçou a divulgação do sorteio pelas páginas "Weintraub Governador 2022" e disse desconhecer os vídeos com o logotipo dos canais.

"É alguém que montou isso aí, isso é fake news. É alguém querendo prejudicar a imagem do evento. A gente não vai deixar fazer politicagem no evento. Só o presidente foi convidado porque ele gosta de andar de moto. Mas fazer politicagem no evento, não. O evento é para Jesus, é um evento cristão. Não tem isso de política, de governador, da campanha de ninguém não", disse ao Painel. ​

Vilar é apoiador de Bolsonaro, que confirmou presença no ato. "Os pastores pularam de alegria, porque não tinha nada certo do presidente vir", disse o comerciante.

Ele ressaltou que não estava de acordo e não havia autorizado a divulgação do sorteio dessa forma. Quando a coluna falou sobre abuso de poder econômico, concordou. "Exatamente, olha, vou falar pra você, que país que a gente vive. É terrível."

Vilar afirmou ainda que não faz sentido fazer campanha para Weintraub, já que Bolsonaro indicou que seu candidato em São Paulo é o ministro Tarcísio de Freitas (Infraestrutura).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.