Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Advogado de Lula diz que promotora age como defensora de homem que ameaçou ex-presidente com arma

Maria Paula Machado de Campos afirmou que José Sabatini se comoveu com polarização do Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Para Eugênio Aragão, advogado de Lula (PT) no processo contra empresário que ameaçou atirar no ex-presidente, a promotora Maria Paula Machado de Campos agiu partidariamente ao argumentar na ação que José Sabatini desferiu ataques em vídeo por estar comovido com a polarização política do Brasil.

Ela requereu rejeição da queixa-crime por calúnia e difamação apresentada pelo petista, como revelou o Painel. Aragão, ex-ministro da Justiça, diz que ela se comportou como advogada de Sabatini.

“O que é mais grave é o Ministério Público descer da imparcialidade de um fiscal da lei e virar partidário”, afirma. Maria Paula atua na comarca de Artur Nogueira do Ministério Público de São Paulo.

Ela afirmou que no contexto brasileiro de "intensa polarização política da sociedade", "com a multiplicação de notícias veiculadas pela mídia diariamente, sobre todo tipo de tema", não é de se estranhar que Sabatini tenha "se deixado comover", o que, segundo ela, não faz dele um criminoso.

"Coitado. De autor de um crime ele vira vítima. Vítima da polarização. Fica a indignação de ver o Ministério Público agir dessa forma, partidariamente", rebate Aragão.

Segundo a promotora, os advogados de Lula precisavam demonstrar que Sabatini, que xingou o petista de “filho da puta” e disse que ele havia roubado dos fundos de pensão, sabia que Lula era inocente e mesmo assim o atacou —o que, de acordo com a promotora, não fizeram.

"Ela inverte o ônus da prova. Somos nós, advogados da vítima, que temos que de antemao provar que ele fez algo de má fé. As imagens são muito fortes e falam por si mesmas. Isso aí chega a ser quase pilhéria", afirma Aragão.

Ele diz que vão contrapor a manifestação da promotora nos autos do processo.

Os representantes de Lula pedem R$ 50 mil referentes a danos morais e falam em efeito pedagógico. Eles dizem que só uma indenização significativa pode reprimir atitudes semelhantes às do empresário de Artur Nogueira (SP), que em sua defesa disse que o petista tentava enriquecer com o processo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.