Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Bolsonaro aposta na aprovação de medidas para caminhoneiros autônomos para evitar greve da categoria

O presidente já deu sinal verde a líderes da Câmara para criação de uma linha do MEI para caminhoneiros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Além da promessa de reduzir o imposto sobre o diesel, o presidente Jair Bolsonaro também aposta na aprovação do projeto que cria uma linha do MEI (Microempreendedor Individual) para caminhoneiros autônomos a fim de desestimular a greve da categoria marcada para dia 25 de julho com o objetivo de protestar contra os recentes aumentos no preço do combustível .

A matéria já foi aprovada pelo Senado e ainda falta o aval da Câmara. O chefe do Executivo já avisou a líderes do Congresso que há sinal verde do Ministério da Economia para sancionar o texto, que facilita a formalização dos caminhoneiros e reduz a carga de imposto a ser paga por eles.

Atualmente, para contribuir com o INSS, os caminhoneiros autônomos pagam uma alíquota de 20% calculada a partir dos rendimentos mensais. A negociação é para que, no MEI, o desconto seja de 12% sobre o salário mínimo.

O governo federal calcula que há ao menos 600 mil caminhoneiros informais no país e que a medida pode aumentar a formalização da categoria e reduzir o prejuízo gerado pela medida.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.