Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Chamado de desertor do G7, senador Eduardo Braga vê excessos na CPI da Covid

Senador do MDB diz que comissão se coloca em risco quando quebra sigilos sem fundamentação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Apontado nos bastidores como desertor do G7 da CPI da Covid, o senador Eduardo Braga (MDB-AM) diz que a comissão tem que prestar atenção aos limites da Constituição para que não tenha ações invalidadas no STF (Supremo Tribunal Federal).

Ele afirma que a CPI vem exercendo papel fundamental, mas cria riscos para ela mesma, por exemplo, quando quebra sigilos fiscal ou telemático sem fundamentação e quando "extrapola a sua competência".

"A CPI vem exercendo um papel importante. É preciso não perder o foco e ter consciência de que precisamos ter sempre como base, em todas as nossas ações, a Constituição brasileira e as leis brasileiras", afirma Braga. "Temos que respeitar os limites e os direitos fundamentais da Constituição", acrescenta.

As ações mais polêmicas da CPI foram propostas pelo G7, composto por parlamentares independentes e de oposição e do qual ele nega ter saído. "Estou onde sempre estive. Quero investigar, minhas votações são todas nesse sentido. O que eu não quero é desrespeitar os direitos fundamentais", afirma.

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) durante sessão do Senado Federal
O senador Eduardo Braga (MDB-AM) durante sessão do Senado Federal - Pedro Ladeira-14.mar.2019/Folhapress

A prisão do ex-diretor da Saúde Roberto Dias é analisada por ele sob esse prisma. "Deixa a CPI sujeita a decisões do STF, fazendo com que depoentes acabem indo para não falar", diz.

Jair Bolsonaro chegou a dizer em live que o G7 havia virado G6, sem citar o nome de Braga. “Não tenho nenhuma aproximação com o governo e nenhum problema com o Omar [Aziz, PSD-AM]”, afirma, também a respeito das alegações de que teria se distanciado do presidente da CPI, contra quem pode disputar o governo do Amazonas em 2022.

Sobre os ataques à CPI feitos por Jair Bolsonaro, ele volta a enfatizar a preocupação com o perímetro constitucional.

"Na minha opinião, está errado, mas a democracia pressupõe que ele tenha o direito de se expressar como acha que deve, e nós devemos reagir da forma que achamos que devemos. Sempre dentro do limite legal".

O líder do MDB lista os principais pontos em que acredita que a CPI avançou: o negacionismo, os crimes contra a saúde pública, os possíveis atos de corrupção atualmente em apuração.

Sobre o último caso, o possível pedido de propina em negociação de vacinas por Roberto Dias, ex-diretor da Saúde, ao policial militar Luiz Dominghetti, que representava a empresa Davati, Braga vê "uma salada, e no meio disso o povo brasileiro sofrendo, morrendo."

"Estamos falando de negócios de bilhões. Qual é a credibilidade que tem um cidadão desses [Dominghetti] pra estar negociando com coronel Elcio [Franco], [Roberto] Dias, coronel [Marcelo] Blanco?", pergunta o senador.

"O governo gastando tempo, energia, supostamente com tentativas de propina enquanto a Pfizer não conseguia contato, enquanto não resolvia a situação Janssen, um fabricante sério. O Brasil sequer negociou com a Moderna. É óbvio que tem alguma coisa errada aí", completa o senador.

"A CPI tem que buscar a verdade sobre tudo isso. Temos que buscar a comprovação de todas as hipóteses levantadas", conclui Braga.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.