Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Damares rejeita pedido de anistia de homem que participou de 1º sequestro de avião comercial no Brasil

Ministra indeferiu 80 solicitações; Elmar Soares tomou avião no Brasil e aterrissou em Cuba em 1969

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A ministra Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) indeferiu mais 80 pedidos de anistia. Entre os que tiveram as solicitações recusadas está Elmar Soares de Oliveira, que morreu em 2006. Ele protagonizou o primeiro sequestro de avião comercial no Brasil, em 1969.

Elmar e outros militantes do MR-8, organização da luta armada contra a ditadura militar, tomaram um avião Caravelle na rota do Rio de Janeiro para Manaus e desviaram para Cuba, onde aterrissaram.

Em reportagem da época do Correio da Manhã, Elmar é descrito como alagoano de Maceió e estudante de Odontologia. Cinéfilo e participante do movimento dos cineclubes, criou o Fotograma, grupo de cinema de animação que atuava no MAM-RJ.

"Elmar Soares de Oliveira é aparentemente um tipo cuja preocupação se resume em cinema e arte. Possui diversos projetores e filmadoras e é muito ligado a pessoas que se interessam por cinema. Mas por trás do cinematografista esconde-se um tipo frio, insensível, comunista da linha chinesa. Em sua residência foi encontrado material explosivo e outros pertences para fabricação de bombas", diz a reportagem do Correio da Manhã, reproduzindo texto de autoridades militares.

Por ter amizade com Elmar, o cineasta Silvio Tendler tornou-se alvo de inquérito policial militar sobre o seqüestro do avião na época, do qual se livraria posteriormente.

Em 2011, Elmar foi homenageado por moção de aplausos do então deputado estadual do Rio Marcelo Freixo (hoje no PSB) na Assembleia Legislativa do Rio.

Primeira página da Folha de S.Paulo de 9 de outubro de 1969
Primeira página da Folha de S.Paulo de 9 de outubro de 1969 - Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.