Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Integralistas planejam participar de eleições pelo PTB do bolsonarista Roberto Jefferson

Movimento foi criado em 1932 por Plínio Salgado e tem inspiração fascista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O PTB, presidido pelo bolsonarista Roberto Jefferson, abriu as portas para que integralistas disputem as próximas eleições.

O integralismo é um movimento de extrema-direita de inspiração fascista criado por Plínio Salgado em 1932, dois anos após encontro com Benito Mussolini na Itália, e é caracterizado por um nacionalismo autoritário, pela defesa de valores religiosos e tradicionais e pela rejeição da democracia liberal.

Em junho, líderes da Frente Integralista Brasileira se filiaram ao partido e fizeram reunião na sede paulista do PTB com Jefferson na qual manifestaram pretensões eleitorais para 2022 e 2024. Ironicamente, o PTB tem ligação histórica com Getúlio Vargas, tido como inimigo dos integralistas por tê-los reprimido depois do levante de 1938.

Segundo relato na página da Frente Integralista Brasileira, Jefferson disse na reunião que teve integralistas em sua família em Petrópolis, cidade na qual o movimento teve peso na década de 1930 e que recebeu congresso integralista em 1936.

"Com estes atos [de filiação], consolida-se o PTB como importante opção para membros do movimento que queiram disputar as eleições de 2022 e de 2024, tendo diversas lideranças do movimento em todo o Brasil manifestado interesse em seguir este caminho", diz o texto na página da FIB.

Moisés José Lima, presidente nacional da FIB, e Lucas Carvalho, secretário geral, agora fazem parte do PTB.

Roberto Jefferson (PTB) folheia livro de Plínio Salgado ao lado do integralista Moisés Lima
Roberto Jefferson (PTB) folheia livro de Plínio Salgado ao lado do integralista Moisés Lima - Reprodução/página da Frente Integralista Brasileira

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.