Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Pais da urna eletrônica dizem que STF pode derrubar eventual decisão do Congresso sobre voto impresso

Carlos Velloso e Marco Aurélio rechaçam a possibilidade de fraude no sistema de votação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Considerados pais da urna eletrônica, os ex-presidentes do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Carlos Velloso e Marco Aurélio rechaçam a possibilidade de fraude no sistema de votação e afirmam que alterar o modelo atual representaria um retrocesso.

Os ex-magistrados também dizem que, apesar de a nota do ministro da Defesa, Braga Netto, ter afirmado que cabe ao Congresso discutir a implementação do voto impresso, o STF pode, sim, derrubar uma decisão do Legislativo sobre o tema.

À frente da corte eleitoral de 1994 até maio de 1996, Velloso foi o responsável por desenvolver o sistema, enquanto Marco Aurélio foi quem presidiu o tribunal no pleito de 1996, o primeiro sob a urna eletrônica.

“O STF já decidiu pela inconstitucionalidade porque quebra o sigilo do voto. Quem decide é o Congresso, agora, se o Congresso votar uma lei que contrarie uma disposição constitucional, que seja cláusula pétrea, a corte constitucional tem que se manifestar”, diz Velloso, antes de ressaltar que o sistema atual é auditável.

Marco Aurélio segue a mesma linha: “O presidente Jair Bolsonaro foi eleito mediante esse sistema. Quer dizer, o sistema serviu para elegê-lo e agora não vai servir para 2022?”, argumenta.

O ex-ministro Ayres Britto diz que realizou o primeiro grande teste de segurança do sistema de votação em 2008 quando era presidente do TSE e afirma que não há risco de fraude.

Ele também critica a ideia de acoplar um equipamento à urna para imprimir o comprovante do voto e diz que o aparelho seria uma “parafernália”.

“Não tem nada a ver com o refinamento tecnológico da urna que passamos a ter a partir de 1996. São como água e óleo, não se misturam”.

O ex-presidente do STF e do TSE, Carlos Velloso, em sessão eleitoral de Belo Horizonte
O ex-presidente do STF e do TSE, Carlos Velloso, em sessão eleitoral de Belo Horizonte Fábio Corrêa/Folhapress - Fábio Corrêa/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.